Finalizei o projeto e até seguir uma dica do Wesley Bissoni Peres https://cursos.alura.com.br/forum/topico-sugestao-para-conseguir-fazer-pontos-91438#771357/?e=guilherme.lima@alura.com.br, para conseguir marcar pontos. Mas não acho que está muito usual, pois caso eu sempre consiga rebater a bolinha, a raquete do oponente também não erra, a solução do Wesley apenas corrige quando estou atrás do placar.
Como podemos melhorar essa usabilidade?
Código do meu jogo
//variaves da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametrobola = 20;
let raio = diametrobola/2;
//varaiveis velocidade
let velocidadeXdabola = 6;
let velocidadeYdabola = 6;
//variaveis da Raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let comprimentoRaquete = 10;
let alturaRaquete = 90;
let colidiu = false;
//variaveis Raquete do Oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
let chanceDeErrar = 0;
//placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
let dOponenteBolinha =0;
//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3");
ponto = loadSound("ponto.mp3");
raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
velocidadeBolinha();
verificaColisao();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaRaquete();
//verificaColisaoRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluirPlacar();
marcaPonto();
naoTravaBolinha();
}
function mostraBolinha() {
circle (xBolinha,yBolinha,diametrobola);
}
function velocidadeBolinha() {
xBolinha += velocidadeXdabola;
yBolinha += velocidadeYdabola;
}
function verificaColisao() {
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0){
velocidadeXdabola *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0){
velocidadeYdabola *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x,y) {
rect(x, y,comprimentoRaquete,alturaRaquete);
}
function movimentaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if(keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + comprimentoRaquete
&& yBolinha - raio < yRaquete + alturaRaquete
&& yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXdabola *= -1;
}
}
function naoTravaBolinha(){
if (xBolinha - raio < 0){
xBolinha = 23;
}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu = collideRectCircle(x, y, comprimentoRaquete, alturaRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){
velocidadeXdabola *= -1
raquetada.play();
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - comprimentoRaquete / 2 - dOponenteBolinha;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
if(pontosDoOponente > meusPontos)
{
dOponenteBolinha = 100;
}
if(pontosDoOponente < meusPontos && dOponenteBolinha > 50)
{
dOponenteBolinha -= 3;
}
}
function incluirPlacar() {
stroke(255);
textAlign(CENTER);
textSize(16);
fill(color(255, 140, 0));
rect(150, 10, 40, 20);
fill(255);
text(meusPontos, 170,26);
fill(color(255, 140, 0));
rect(450, 10, 40, 20);
fill(255);
text(pontosDoOponente, 470,26);
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > 590){
meusPontos +=1;
ponto.play();
}
if(xBolinha < 10){
pontosDoOponente +=1;
ponto.play();
}
}