1
resposta

DÚVIDA: Log de transações e Arquivo de dados não aumentam com a inserção de dados

Boa tarde!

Estou com a seguinte situação: ao inserir os dados das notas fiscais da aula, o meu log de transações e o arquivo de dados permanecem com 100MB de tamanho (com as inserções, ele deveria ir para 200MB).

Mesmo eu incluindo mais valores ( que não foram realizados em aula), os dois arquivos não aumentam.

O auto_shrink (redução automática) está desabilitado no meu SQL Server.

Desse modo eu não consigo realizar o comando 'shrinkdatabase', pois o terminal acusa erro .

Qual será o problema?

Agradeço desde já!

1 resposta

Olá, Beatriz! Parece que você está enfrentando um problema com o tamanho dos arquivos de log de transações e de dados no SQL Server. Aqui estão algumas possíveis soluções:

  1. Verifique o espaço livre no disco: Se o disco onde os arquivos de dados e de log estão localizados não tiver espaço livre suficiente, o SQL Server não poderá aumentar o tamanho desses arquivos.
  2. Verifique as configurações de crescimento do arquivo: No SQL Server, você pode configurar o crescimento automático dos arquivos de dados e de log. Se essas configurações estiverem desativadas ou configuradas para um valor muito pequeno, os arquivos podem não estar crescendo como esperado.
  3. Verifique a opção AUTO_SHRINK: Embora você mencione que a opção AUTO_SHRINK está desabilitada, vale a pena verificar novamente. Quando AUTO_SHRINK está habilitado, o SQL Server pode reduzir automaticamente o tamanho dos arquivos de dados e de log quando há espaço livre.
  4. Tente aumentar manualmente o tamanho do arquivo: Você pode tentar aumentar manualmente o tamanho dos arquivos de dados e de log usando a cláusula MODIFY FILE da instrução ALTER DATABASE.

Se você ainda estiver enfrentando problemas após tentar essas soluções, por favor, forneça mais detalhes sobre o erro que está recebendo. Com mais informações, eu poderei fornecer uma ajuda mais precisa.