Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Linha de Códido no VBA e Função no Excel

Durante o aprendizado deste curso percebi uma coisa: toda vez que realiza uma linha de código no VBA é necessário ditar, também, no Excel a função correspondente ao procedimento que pretendemos que seja realizado. Existe a possibilidade de apenas realizar um procedimento de automação no VBA sem precisar ditar uma função no Excel? Automatizar diretamente?

2 respostas
solução!

Olá, Wander! Como vai?

Entendo sua dúvida e é realmente uma questão interessante. No VBA, é possível sim criar procedimentos de automação sem a necessidade de criar uma função correspondente no Excel. Isso é feito através de Subrotinas (Sub).

As Subrotinas são blocos de código que realizam uma tarefa específica, mas não retornam um valor como as Funções. Elas são úteis para automatizar tarefas que você realiza com frequência. Por exemplo, se você sempre precisa formatar uma planilha de um jeito específico, pode criar uma Subrotina para isso.

Aqui está um exemplo de como criar uma Subrotina no VBA:

Sub MinhaSubrotina()
    ' Código para formatar a planilha
    Range("A1:B10").Select
    With Selection.Interior
        .Pattern = xlSolid
        .PatternColorIndex = xlAutomatic
        .Color = 65535
        .TintAndShade = 0
        .PatternTintAndShade = 0
    End With
End Sub

Neste exemplo, a Subrotina "MinhaSubrotina" seleciona o intervalo de A1 a B10 e preenche as células selecionadas com a cor amarela. Você pode executar essa Subrotina sempre que precisar realizar essa tarefa, sem a necessidade de criar uma função correspondente no Excel.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Muito grato Renan! Obrigado por ter solucionado a minha dúvida! Acho muito interessante essa parte de automação pelo Excel pois é uma ferramenta primordial no meu dia a dia. Estou fazendo o curso, pois trabalho com macros diariamente e sempre há dúvidas quando tento dar uma melhor agilidade nas minhas tarefas. Hoje a tendência é agilizar os processos e procedimentos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software