Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
10
respostas

[Dúvida] IntelliJ instalado diferente da aula, será que errei em algum processo?

a tela inicial do projeto esta diferente da aula, não estou conseguindo fazer os mesmos procedimentos do tutorInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade O código esta diferente e não tem a barra embaixo de mensagem

10 respostas

Olá Cássio.

Tudo bem?

Verifica se você seguiu os passos da aula certinho, se baixou a versão do IntelliJ "Community Edition":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O código veio diferente pra mim também acho que mudou com alguma atualização recente do "", no caso apaguei e colei o código do instrutor e rodei:

void main (List<String> arguments){
  print("Olá, Mundo.");
}

Para abrir o terminal aperte "ALT + F12".

Parece que o seu projeto não foi criado corretamente, falta a pasta "bin" etc, recomendo fazer o processo de criar o projeto novamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Vou tentar novamente

continua dando erro no editor, acabei de reinstalar novamenteInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém pode me ajudar? Já refiz o processo de instalação por diversas vezes mais sem sucesso

solução!

Olá Cássio, tudo bem?

Perdão a demora, eu montei um passo-a-passo bem detalhado para você já que você está utilizando uma versão nova do IntelliJ e alguns passos podem ser diferentes do que o instrutor Kako mostrou.

O que eu vou mostrar agora é no momento em que eu abro o IntelliJ como se fosse uma instalação nova.

Primeiro passo: Instalar o plugin

É importante que você tenha o plugin Dart instalado no seu IntelliJ.

1 - Na página inicial, clique no menu lateral à esquerda onde está escrito Plugins.

2 - Na parte central superior da janela, clique na aba escrito Marketplace

3 - Provavelmente irá aparecer uma barra de busca. Dentro dela digite Dart.

4 - A primeira opção deverá ser a do plugin Dart

5 - Clique no plugin e no painel à direita clique em install Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso já tenha instalado o plugin, pode seguir para o próximo passo.

Segundo passo: Novo projeto

1 - No painel da esquerda, clique em Projects

2 - Na parte superior, clique no primeiro botão chamado New Project

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Terceiro passo: O Dart SDK

1 - No menu lateral esquerdo, clique em Dart. Cheque se o Dart SDK path está apontando para a pasta correta do seu Dart.

2 - Para continuar, clique no botão Next

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeQuarto passo: Nome do projeto

1 - Em Project name: digite "projeto-inicial", em seguida clique no botão Create na parte inferior direita da janela

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

AVISO!!! O seu IntelliJ pode avisar que o diretório que você escolheu não existe e vai sugerir para criar-lo. Caso esse aviso apareça, clique em Create na parte inferior direita do Dialog.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quinto passo: Entendendo a página inicial

Assim que você clicar em Create, você verá a página inicial do projeto. É importante esperar o IntelliJ fazer todos os preparativos antes de fazer qualquer modificação no projeto. Você pode verificar se o IntelliJ terminou os preparativos no canto inferior direito da janela. Se tudo foi finalizado, uma barra de progresso não vai existir.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sexto passo: Aba projeto_inicial.dart

1 - Na parte superior central da janela, deve ter uma aba chamada projeto_inicial.dart. Clique nela caso o IntelliJ já não tenha aberto.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

AVISO!!!! Caso o IntelliJ não tenha aberto o arquivo projeto_inicial.dart por padrão, você pode acessar através do menu lateral esquerdo.

Muito cuidado porque existem dois arquivos com nomes semelhantes, mas o que nós queremos modificar fica dentro da pasta bin e tem a extensão .dart.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Sétimo passo: Limpando o arquivo projeto_inicial.dart

No arquivo projeto_inicial.dart, apague todo o código gerado deixando o arquivo vazio. (Você pode selecionar todo o texto do arquivo através do comando ctrl+a ou cmd+a e depois apagar tudo pressionando del ou backspace.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oitavo passo: Escrevendo o código e testando

1 - Com o arquivo vazio, escreva o seguinte código:

void main(List<String> arguments) {
    print("Hello world");
}

2 - Para testar o código, clique no símbolo de inseto/barata na parte superior direita da janela. Está escrito Debug 'projeto_inicial.dart'

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Na parte inferior da janela deve abrir um painel de log e a nossa mensagem "Hello world" deve estar escrita.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Espero ter ajudado e caso tenha mais dúvidas, pode entrar em contato comigo pelo Discord. Meu nome está como Matheus Alberto e tenho o cargo de monitor.

Ok Matheus, vou tentar e te respondo

Matheus, por mais incrível que pareça abri o intellij agora e não é que ele funcionou sem mesmo eu fazer nenhuma alteração. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obrigado, agora posso continuar no progresso. Vlw Matheus

Que bom que deu tudo certo! Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software