Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
10
respostas

[Dúvida] IntelliJ instalado diferente da aula, será que errei em algum processo?

a tela inicial do projeto esta diferente da aula, não estou conseguindo fazer os mesmos procedimentos do tutorInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade O código esta diferente e não tem a barra embaixo de mensagem

10 respostas

Olá Cássio.

Tudo bem?

Verifica se você seguiu os passos da aula certinho, se baixou a versão do IntelliJ "Community Edition":

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O código veio diferente pra mim também acho que mudou com alguma atualização recente do "", no caso apaguei e colei o código do instrutor e rodei:

void main (List<String> arguments){
  print("Olá, Mundo.");
}

Para abrir o terminal aperte "ALT + F12".

Parece que o seu projeto não foi criado corretamente, falta a pasta "bin" etc, recomendo fazer o processo de criar o projeto novamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Vou tentar novamente

continua dando erro no editor, acabei de reinstalar novamenteInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Alguém pode me ajudar? Já refiz o processo de instalação por diversas vezes mais sem sucesso

solução!

Olá Cássio, tudo bem?

Perdão a demora, eu montei um passo-a-passo bem detalhado para você já que você está utilizando uma versão nova do IntelliJ e alguns passos podem ser diferentes do que o instrutor Kako mostrou.

O que eu vou mostrar agora é no momento em que eu abro o IntelliJ como se fosse uma instalação nova.

Primeiro passo: Instalar o plugin

É importante que você tenha o plugin Dart instalado no seu IntelliJ.

1 - Na página inicial, clique no menu lateral à esquerda onde está escrito Plugins.

2 - Na parte central superior da janela, clique na aba escrito Marketplace

3 - Provavelmente irá aparecer uma barra de busca. Dentro dela digite Dart.

4 - A primeira opção deverá ser a do plugin Dart

5 - Clique no plugin e no painel à direita clique em install Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Caso já tenha instalado o plugin, pode seguir para o próximo passo.

Segundo passo: Novo projeto

1 - No painel da esquerda, clique em Projects

2 - Na parte superior, clique no primeiro botão chamado New Project

Terceiro passo: O Dart SDK

1 - No menu lateral esquerdo, clique em Dart. Cheque se o Dart SDK path está apontando para a pasta correta do seu Dart.

2 - Para continuar, clique no botão Next

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeQuarto passo: Nome do projeto

1 - Em Project name: digite "projeto-inicial", em seguida clique no botão Create na parte inferior direita da janela

AVISO!!! O seu IntelliJ pode avisar que o diretório que você escolheu não existe e vai sugerir para criar-lo. Caso esse aviso apareça, clique em Create na parte inferior direita do Dialog.

Quinto passo: Entendendo a página inicial

Assim que você clicar em Create, você verá a página inicial do projeto. É importante esperar o IntelliJ fazer todos os preparativos antes de fazer qualquer modificação no projeto. Você pode verificar se o IntelliJ terminou os preparativos no canto inferior direito da janela. Se tudo foi finalizado, uma barra de progresso não vai existir.

Sexto passo: Aba projeto_inicial.dart

1 - Na parte superior central da janela, deve ter uma aba chamada projeto_inicial.dart. Clique nela caso o IntelliJ já não tenha aberto.

AVISO!!!! Caso o IntelliJ não tenha aberto o arquivo projeto_inicial.dart por padrão, você pode acessar através do menu lateral esquerdo.

Muito cuidado porque existem dois arquivos com nomes semelhantes, mas o que nós queremos modificar fica dentro da pasta bin e tem a extensão .dart.

Sétimo passo: Limpando o arquivo projeto_inicial.dart

No arquivo projeto_inicial.dart, apague todo o código gerado deixando o arquivo vazio. (Você pode selecionar todo o texto do arquivo através do comando ctrl+a ou cmd+a e depois apagar tudo pressionando del ou backspace.

Oitavo passo: Escrevendo o código e testando

1 - Com o arquivo vazio, escreva o seguinte código:

void main(List<String> arguments) {
    print("Hello world");
}

2 - Para testar o código, clique no símbolo de inseto/barata na parte superior direita da janela. Está escrito Debug 'projeto_inicial.dart'

Na parte inferior da janela deve abrir um painel de log e a nossa mensagem "Hello world" deve estar escrita.

Espero ter ajudado e caso tenha mais dúvidas, pode entrar em contato comigo pelo Discord. Meu nome está como Matheus Alberto e tenho o cargo de monitor.

Ok Matheus, vou tentar e te respondo

Matheus, por mais incrível que pareça abri o intellij agora e não é que ele funcionou sem mesmo eu fazer nenhuma alteração. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Obrigado, agora posso continuar no progresso. Vlw Matheus

Que bom que deu tudo certo! Bons estudos!