Olá, alguém poderia me dar um exemplo de como construir uma imagem baseada em um projeto SpringBoot?
Olá, alguém poderia me dar um exemplo de como construir uma imagem baseada em um projeto SpringBoot?
Olá! Claro, posso te ajudar com isso.
Para construir uma imagem Docker para um projeto Spring Boot, você precisará de um Dockerfile. O Dockerfile é um arquivo de texto que contém as instruções para construir a imagem Docker. Aqui está um exemplo simples de um Dockerfile para um projeto Spring Boot:
# Usar uma imagem base do Java 11
FROM openjdk:11
# Copiar o arquivo jar do nosso projeto para o container
COPY ./target/meu-projeto-spring-boot-0.0.1-SNAPSHOT.jar /usr/app/
# Definir o diretório de trabalho
WORKDIR /usr/app
# Executar o projeto Spring Boot quando o container for iniciado
ENTRYPOINT ["java", "-jar", "meu-projeto-spring-boot-0.0.1-SNAPSHOT.jar"]
Este Dockerfile começa com uma imagem base do Java 11, copia o arquivo jar do seu projeto para o container, define o diretório de trabalho e, por fim, define o comando que será executado quando o container for iniciado.
Depois de criar o Dockerfile, você pode construir a imagem Docker com o comando docker build
. Aqui está um exemplo:
docker build -t meu-projeto-spring-boot .
Este comando constrói uma imagem Docker com o nome "meu-projeto-spring-boot" a partir do Dockerfile no diretório atual.
Depois de construir a imagem, você pode executar um container com essa imagem usando o comando docker run
. Aqui está um exemplo:
docker run -p 8080:8080 meu-projeto-spring-boot
Este comando executa um container com a imagem "meu-projeto-spring-boot" e mapeia a porta 8080 do container para a porta 8080 do seu host.
Lembre-se de que este é apenas um exemplo básico. Dependendo do seu projeto, você pode precisar ajustar o Dockerfile e os comandos de acordo.
Espero ter ajudado e bons estudos!