1
resposta

Dúvida imagem SpringBoot

Olá, alguém poderia me dar um exemplo de como construir uma imagem baseada em um projeto SpringBoot?

1 resposta

Olá! Claro, posso te ajudar com isso.

Para construir uma imagem Docker para um projeto Spring Boot, você precisará de um Dockerfile. O Dockerfile é um arquivo de texto que contém as instruções para construir a imagem Docker. Aqui está um exemplo simples de um Dockerfile para um projeto Spring Boot:

# Usar uma imagem base do Java 11
FROM openjdk:11

# Copiar o arquivo jar do nosso projeto para o container
COPY ./target/meu-projeto-spring-boot-0.0.1-SNAPSHOT.jar /usr/app/

# Definir o diretório de trabalho
WORKDIR /usr/app

# Executar o projeto Spring Boot quando o container for iniciado
ENTRYPOINT ["java", "-jar", "meu-projeto-spring-boot-0.0.1-SNAPSHOT.jar"]

Este Dockerfile começa com uma imagem base do Java 11, copia o arquivo jar do seu projeto para o container, define o diretório de trabalho e, por fim, define o comando que será executado quando o container for iniciado.

Depois de criar o Dockerfile, você pode construir a imagem Docker com o comando docker build. Aqui está um exemplo:

docker build -t meu-projeto-spring-boot .

Este comando constrói uma imagem Docker com o nome "meu-projeto-spring-boot" a partir do Dockerfile no diretório atual.

Depois de construir a imagem, você pode executar um container com essa imagem usando o comando docker run. Aqui está um exemplo:

docker run -p 8080:8080 meu-projeto-spring-boot

Este comando executa um container com a imagem "meu-projeto-spring-boot" e mapeia a porta 8080 do container para a porta 8080 do seu host.

Lembre-se de que este é apenas um exemplo básico. Dependendo do seu projeto, você pode precisar ajustar o Dockerfile e os comandos de acordo.

Espero ter ajudado e bons estudos!