1
resposta

Dúvida gráfico do seasonal_decompose

Olá, o que significa os números de 0 a 20 do gráfico? São 20 meses? E no eixo y são valores absolutos de vendas? Se eu mantiver o period = 3, e olhar o ponto 15 do gráfico - o que estarei vendo?

Uma sugestão: quando forem explicar o por quê dos conceitos, cálculos, tentem dar exemplos práticos, não somente repetir a fórmula numa linguagem matemática de um livro técnico. Qualquer conceito matemático reflete as simplicidades do dia a dia, até chegar num grau de abstração alto (as fórmulas etc.). Então tentem por favor trazer mais exemplos práticos de problemas reais, senão fica uma explicação abstrata sem alcance prático, que não explica nada.

1 resposta

Concordo, e estou sentindo falta disso. Situações práticas, comentários mais aprofundados e férteis. Por exemplo, o instrutor fala diversas vezes que agora temos um gráfico mais interessante, mas não diz o porquê dele ser mais interessante. Quais os insights de negócios que se pode observar por trás (ou mesmo pela frente) das análises? O que os diferentes gráficos significam, além do óbvio? O óbvio está na cara de qualquer um. Quero saber o que não é óbvio. Nos gráficos de vendas, em que o instrutor menciona uma tendência de aumento das vendas, o aumento é óbvio, mas as curvas de crescimento, são menos óbvias. A curva de aceleração do crescimento demonstrando uma freiada, poderia resultar em uma análise mais aprofundada. Outro exemplo, a autocorrelação forte e positiva de uma váriável indica o quê? Se a autocorrelação for negativa, indica o quê? Cadê os insights? Fico bem desanimada com esse enfoque que o colega Marcelo menciona, de livrinho de matemática do colégio. Fica sem aplicação prática numa verdadeira Ciência de Dados. Fica muito sem sabor. Se formos apresentar uma análise dessas, qualquer delas, a um executivo de empresa, e dissermos:

  • Ah, aqui aparece uma forte autocorrelação da variável aumento das vendas, com ela mesma! Qualquer executivo ou cliente vai responder:
  • Ok, e daí? O que isso significa em termos práticos? Se respondermos:
  • Bem, isso quer dizer que essa variável se correlaciona fortemente com ela mesma, até abril, e depois a autocorrelação diminui. O executivo vai continuar perguntando:
  • Tá, e daí? O que isso interessa para o meu negócio? E nesse caso, vamos ficar sem respostas, e eles vão continuar perguntando "E dai?", porque a associação com a prática não está acontecendo no curso. Primeiro, os casos são montados artificialmente, com dados criados randômicamente ou com intenção de representar curvas mais ou menos pré-concebidas. São conjuntos de dados fake, que não representam casos reais. Poxa, dava para incrementar muito esses cursos de vocês. Dava pra acrescentar o gostinho da realidade, a riqueza dos casos reais. A mim, não importa muito, o quanto de técnica que o instrutor tem, mas sim o savvy da experiência prática, do pensamento analítico aplicado, das dicas que não se encontra em outros cursos. Esse tipo de coisa é o que faz um curso ser memorável.

Na verdade, vou aproveitar e fazer um comentário próprio, pra receber alguma resposta pessoal, ou quem sabe, para alertar os gestores dos gaps que estamos sentindo no conteúdo.