1
resposta

[Dúvida] Gráfico aula 03

Pessoal estava acompanhando a aula e fazendo o código junto com o professor e o resultado do meu gráfico foi completamente diferente do professor e fiquei com dúvida se o comportamento de análise do modelo varia normalmente ou se fiz algo errado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ei, Ygor! Tudo bem?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Não se preocupe, está tudo certo. Depois de alguns testes, vimos que o problema está na versão da biblioteca sklearn-learn.

Diferenças entre versões de bibliotecas, como esta, podem alterar comportamento de algoritmos de otimização por causa dos ajustes automáticos baseados nas características dos dados. Acaba modificando coeficientes do modelo, impactando a curva de decisão e métricas como acurácia, mesmo sendo a mesma base de dados e códigos.

Para resolver esse ponto, execute o código para imprimir qual é a versão do seu sklearn-learn, o meu aqui deu a versão 1.6.

import sklearn
print(sklearn.__version__)

Depois, instale uma versão anterior para podermos chegar no gráfico correspondente:

!pip install scikit-learn==1.3.2

Reinicie o notebook indo no menu superior, clique em Ambiente de execução > Reiniciar sessão e executar tudo.

Pronto, agora vamos adicionar o parâmetro test_size=0.25 no train_test_split para garantir que 25% dos dados sejam usados para teste e 75% para treino. Sem esse parâmetro a divisão dos dados pode variar, afetando os resultados.

treino_x, teste_x, treino_y, teste_y = train_test_split(x, y,
                                                         random_state = SEED,
                                                         test_size = 0.25,
                                                         stratify = y)

Reinicie o notebook indo ao menu superior, clique em Ambiente de execução > Reiniciar sessão e executar tudo.

Aqui está o notebook usado para o teste caso queira conferir.

Espero ter ajudado e que dê certinho. Qualquer dúvida, conte conosco.

Até mais, Ygor!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!