Não ficou claro para mim a diferença entre os dois.
Não ficou claro para mim a diferença entre os dois.
Olá, tudo bem??
Espero que sim, vamos lá!
O Git é uma ferramenta de controle de versão que permite gerenciar o histórico de mudanças em um código localmente (na máquina onde está sendo realizado tal alteração). Quando você cria um repositório Git em sua máquina, uma pasta oculta, responsável por gerenciar o repositório, é criada dentro da pasta do projeto, permitindo salvar diferentes estados da aplicação. Com ele podemos ter vários estados diferentes do mesmo código, navegar entre elas, criar ramos para desenvolver códigos em paralelo, documentar alterações, dentre outras possibilidades.
Por outro lado, o GitHub é uma plataforma de hospedagem de repositórios Git na nuvem. Ele permite o compartilhamento de código via internet e oferece diversas funcionalidades adicionais, como: colaboração em equipe, controle de acesso, e integração com outras ferramentas. Outra funcionalidade interessante do GitHub é a possibilidade de configurar ações automatizadas (GitHub Actions) que podem ser acionadas por gatilhos, permitindo, por exemplo, integrar com servidores para realizar tarefas automatizadas, como deploys(colocar uma aplicação "no ar") ou execuções de testes. Chamamos ele de repositório remoto.
Então a diferença é que o Git é responsável pelo gerenciamento de todas as alterações e estados feitos localmente no código, e o GitHub é responsável por armazenar uma cópia sincronizada deste repositório de forma privada ou publica e com segurança.
Utilizando os dois em conjunto:
Primeiramente fazemos as alterações no código localmente na nossa máquina. O Git acompanha o histórico de mudanças e permite registra-las no repositório local como um novo estado de alterações. Em seguida, enviamos esse novo estado para o repositório remoto no GitHub, garantindo que todo o repositório esteja salvo e disponível na nuvem para colaboração e acesso remoto. Caso uma aplicação esteja utilizando este repositório remoto como código fonte e ocorra um erro crítico no deploy, é possível alternar o estado da aplicação para a versão que estava em estado de integridade garantida.
Essas ferramentas garantem tanto a segurança do código e da aplicação em desenvolvimento quanto em produção.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida a mais, estou a disposição! Abraços.