2
respostas

[Dúvida] Funcionamento comando traceroute

Pessoal, como vai?

Apenas para contextualizar, seguindo os passos da aula, os resultados de todos os comandos saíram exatamente como os do Prof. Vinicius, onde, rodando novamente o comando sudo tcptraceroute s3.us-east-2.amazonaws.com 80 os saltos na internet desaparecam, pulando diretamente para a URL informada. Fiz até um teste informando a URL do meu bucket do S3, onde o resultado foi igual.

Antes de definir o endpoint direto, eu rodei o comando traceroute comum do linux, testando para a mesma URL, que exibiu os saltos normalmente. Após a definição do endpoint, quando rodei novamente este comando apenas para testar se o resultado seria igual, todos os saltos do teste pararam de responder.

Gostaria apenas de entender o motivo deste teste ter parado de funcionar. Tenho um palpite (não sei se é válido) e ficaria muito grato se pudessem confirmar se realmente isto ocorre ou se estou maluco.

================================================

Palpite:

Sei que o tcptraceroute utiliza o protocolo TCP enquanto o traceroute comum utiliza o protocolo UDP no Linux. Por isso, estou supondo que as URLs do S3 não respondam a conexões feitas através do protocolo UDP (traceroute) e, antes do endpoint ser definido, quando os pacotes UDP chegavam até o S3 ele de alguma forma os convertia em um protocolo aceito ou aceitava-os por identificar que vinham da internet.

E após definir o endpoint, ao identificar que não se tratam de pacotes vindos de uma conexão da internet mas sim de uma conexão local, o S3 pode de alguma forma negar esses pacotes por esperar que eles já venham no protocolo correto por já estarem vindos da rede interna e, por isso, não os aceitam.

================================================

Não sei se me fiz entender, mas isto faz algum sentido? Ou é apenas uma explicação mirabolante para algo mais simples?

Muito obrigado desde já.

2 respostas

Boa noite. Somente uma duvida.... estes testes são de maquinas diferentes, mas da mesma rede interna por exemplo?

Att., Fernando

Opa, boa noite amigo. Rodei os comandos todos da mesma instância EC2, antes e depois de definir o endpoint de conexão direta com o S3.