Consegui resolver, quebrei um pouco a cabeça e vi na documentaçao algumas coisas que mudaram...
No meu caso consegui resolver criando uma classe que implementa a interface AuthenticationEntryPoint que faz o controle das excessões de acesso do Spring Security e informo a ele que quem irá fazer o controle das excessões dele a partir de agora é o meu ExceptionHandler personalizado.
Em seguida eu injeto na classe de configuração do Spring Security a interface AuthenticationEntryPoint, e adiciono mais uma implementação no securityFilterChain: exceptionHandling, e configuro para ele utilizar a minha exception personalizada.
E por fim eliminei a minha exception personalizada e utilizei a exception própria que captura erros de autenticação AuthenticationException.
Resultado:
Só não consegui entender pq o path muda ao invés de retornar o caminho do meu endpoint, mas isso é só um detalhe kkk...
Não sei se é a melhor abordagem para resolver isso, reparei em outros tópicos aqui da alura que algumas pessoas não tem esse problema... Mas pra quem esta enfrentando algo do tipo fica a dica ;)