1
resposta

[Dúvida] Formatação da linha do segmentação de dados (data)

Boa noite,

Como eu poderia mudar desta formatação "jan, fev, mar, ..." para "Jan, Fev, Mar, ..." na minha segmentação de dados do desafio?

Obs: Uma coisa curiosa está acontecendo em alguns dos meus gráficos. A formatação de texto dos gráficos muda "sozinha" quando eu me movimento pela pasta de trabalho. O que pode ser a causa deste problema?

Obrigado!

1 resposta

Olá Eduardo, boa noite!

A formatação padrão dos meses em português é minúsculo ( "jan, fev, mar, ..."), mas para alterar a formatação dos meses na segmentação de dados de para "Jan, Fev, Mar, ...", você pode fazer o seguinte:

Clicar em "Gerenciar" na aba Power Pivot no Excel. Após isso vai na tabela que deseja alterar o dado, no nosso caso, TB_Entradas e navegar até a coluna "Data(Mês)". Lá a fórmula atual é a seguinte:

=FORMAT([Data]; "MMM")

Aqui nós formatamos a coluna "Data" com os 3 primeiros caracteres do mês ("MMM"). Para adicionar todos os caracteres em maiúsculo, bastaria adicionar a função UPPER ao redor da função FORMAT (UPPER(FORMAT([Data]; "MMM"))).

Porém, como você quer apenas o primeiro dígito é um pouquinho mais complicado. Sabemos que todos os valores terão só 3 caracteres o que facilita a fórmula que colocarei logo abaixo:

=LEFT(UPPER(FORMAT([Data]; "MMM"));1)&RIGHT(FORMAT([Data]; "MMM");2)

O que estamos fazendo aqui?

Estamos alterando apenas a primeira letra para maiúscula e concatenando com os dois caracteres seguintes. A função LEFT é responsável por extrair o caracteres à esquerda de um texto, por exemplo, após passarmos "jan" para "JAN" usando UPPER pegamos apenas a letra "J". Já a função RIGHT é responsável por extrair o caracteres à direita de um texto. Assim, usando o mesmo exemplo, pegamos o restante só que em minúsculo de "jan" para "an", já que não aplicamos a função UPPER aqui. Por fim, concatenamos os dois resultados, usando & resultando em "Jan", "Fev", "Mar"...

Quanto ao problema dos gráficos mudarem a formatação de texto "sozinhos", isso pode ocorrer devido a várias razões, como:

• Atualização Automática: Se seus gráficos estão vinculados a dados que são atualizados automaticamente, isso pode fazer com que a formatação mude. Verifique se há alguma macro ou configuração que possa estar causando essa atualização.

• Configurações de Estilo: Pode haver um estilo de gráfico padrão ou tema aplicado à sua pasta de trabalho que está sendo reativado quando você navega entre as planilhas. Tente definir um estilo personalizado para seus gráficos e veja se isso resolve o problema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!