Olá, Amanda! Tudo bem?
No caso do EKS, a máquina é configurada através do Amazon Elastic Kubernetes Service, que é um serviço gerenciado pela AWS para executar aplicativos em contêineres. Para calcular os custos do EKS, você precisa levar em consideração alguns fatores, como a quantidade de clusters e o tipo de instância que será utilizado.
Por exemplo, se você tiver um cluster do EKS com duas instâncias do tipo t2.micro, que é uma instância de baixo custo, você terá um custo baseado no tempo de execução dessas instâncias. A AWS cobra por hora de execução das instâncias, então quanto mais tempo elas ficarem em execução, maior será o custo.
Quanto aos serviços de armazenamento e banco de dados, é possível configurá-los em serviços separados, como o Amazon RDS para o banco de dados e o Amazon S3 para o armazenamento. Essa separação permite uma melhor organização dos recursos e também facilita o cálculo dos custos, já que cada serviço terá sua própria precificação.
Por exemplo, se você estiver utilizando o Amazon RDS para o banco de dados, você terá um custo baseado no tipo de instância do RDS que você escolher, além de outros fatores como o armazenamento utilizado e a quantidade de I/O realizada. Já no caso do Amazon S3, o custo será baseado no armazenamento utilizado e na quantidade de transferência de dados.
É importante lembrar que os custos podem variar de acordo com a região em que você está utilizando os serviços e também com as configurações específicas que você escolher. Por isso, é sempre bom verificar a documentação da AWS e utilizar as calculadoras de custos disponíveis para ter uma estimativa mais precisa.
Bons estudos!
Fonte: