Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] EXERCÍCIO 4

Olá, tenho uma dúvida referente ao exercício 4. Tenho um pouco de conhecimento de programação e estou relembrando então me recordo de bastantes coisas que já aprendi. No exercício 4 ele pede para "Criar uma mensagem que informa o usuário sobre o saldo da conta, usando uma template string para incluir o valor do saldo" dito isso eu quis me desafiar. O usuário irá digitar o valor e o sistema irá "reter aquele valor na memória" da varíavel. Porém na concatenação está dando erro, pois aparece o Alert e posteriormente aparece [object_ object] estou compartilhando o código abaixo. Mais uma vez obrigado pela força.

let saldoBancario = prompt ("Por favor insira o valor que há na sua conta");

let saldo = new Object();
saldo.valor =document.getElementById("valor");

alert(`O saldo da sua conta é ${saldo}`);

Imagem erro

4 respostas

Quando vc pega o document.getElementById ele vai pegar um campo inteiro. Vc tem que especificar que quer somente o value dele. Imagino que seja um campo input? Então tem que dar .value:

saldo.valor = document.getElementById("valor").value;

OBS: caso seja um texto em um outro tipo de elemento, seria .innerText ao invés de value.

De qualquer maneira, o alert não consegue printar um objeto inteiro, vc tb precisa especificar o atributo deste objeto que quer printar através de .nomeDoCampo:

alert(`O saldo da sua conta é ${saldo.valor}`);

Olá Francielle, boa noite. Ainda sim fiquei com dúvida e o problema persisti. Poderia por gentileza averiguar o código e me ajudar aonde estou errando para que consiga chegar em uma solução. Agradeço imensamente o apoio que você tem me dado.

let saldo = new Object();
saldo.valor =document.getElementById("valor").value;

alert(`O saldo da sua conta é ${saldo.valor}`);
solução!

Ok, não tinha percebido que era no prompt que vc pegava o valor, achei que era algo em algum html.

O template string no javascript é basicamente o uso de crases, e que facilita printar variáveis dentro sem precisar ficar concatenando. Não precisa criar objetos ou pegar valor com elementById.

alert(`O saldo da sua conta é ${saldoBancario}`);

Pode colocar qualquer variável dentro de ${} que ele vai printar o valor dela, dessa forma não precisa ficar concatenando strings com +, o que fica meio chato quando tem que concatenar muitas delas.

Realmente não tinha parado para pensar que não precisava "guardar" o valor no getelement... Obrigado +1 vez pelo apoio Francielle.