Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Exercício - 2NF

Olá, prezad@s.

Confesso que foi um pouco complicado de entender a aplicação da 2ª Forma Normal.

Pelo que entendi, em uma tabela com chave primária composta, é preciso olhar para a tabela e identificar quais atributos dependem de todas as chaves primárias e quais dependem somente de algumas.

Portanto, no exemplo abaixo do exercício, a coluna Nota depende tanto do ID_Aluno (Aluno --> Nota) quanto do ID_Curso (Curso --> Nota). Porém, a coluna Descrição_Curso depende somente de ID_Curso, e não depende de ID_Aluno. Portanto, aplicando a 2FN para retirar essa dependência parcial da tabela NOTAS, eu fiz a seguinte separação:

Tabela NOTAS Desnormalizada

Tabela NOTAS com a 2FN

Tabela CURSOS criada

Isto está correto? Podemos dizer que a tabela CURSOS é uma tabela dimensão e a tabela NOTAS é uma tabela fato?

Muito obrigado desde já.

Abraço!

2 respostas
solução!

Oi Vitor, tudo bem?

Sua modelagem está correta e neste cenário estamos tratando a modelagem do banco de dados que está armazenando os dados relacionais, normalmente aplicado aos sistemas transacionais.

No caso de uma modelagem dimensional, para sistemas de Data Warehouse, esta seria uma possível alternativa, a tabela cursos como dimensão e a notas como uma tabela fato.

O que muda são os objetivos da apliação de cada modelo, cada um con suas características, por exemplo, garantir consistência em uma transação, no modelo transacional, ou garantir um resultado rápido em uma consulta que consolida um grande volume de dados no modelo dimensional.

Espero ter ajudado.

=)

Excelente! Obrigado!