8
respostas

[Dúvida] Excluir caracteres indesejados

Nathalia Queiroz, bom dia!

Tenho uma outra dúvida, com base na postagem anterior: ................................................................................................................................................................................................................................................................. Oie, Edudardo!

Obrigada por retornar.

O erro #VALOR pode surgir quando tem algum problema fórmula, seja na estrutura ou nas funções. Obs: Como eu não possuo conhecimento inteiro da sua base por ser projeto externo, não consigo testar com exatidão. Então, posso te sugerir uma forma para que seja testada, tudo bem?

Para automatizar, vamos deixar o seu código mais simples, por exemplo:

Ajustando os parâmetros:

=SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1; PROCURAR("-"; A1)+1; PROCURAR("-"; A1; PROCURAR("-"; A1)+1)-PROCURAR("-"; A1)-1);"20 K";"20G") Copiar código Usando a função ARRUMAR para eliminar os espaços extras, passando como parâmetro o resultado da primeira fórmula que está na célula.

=ARRUMAR(B1) Copiar código Obs: Não esqueça de alterar a localização das células de acordo com o seu projeto.

Espero que dê certo por aí, abraço! .................................................................................................................................................................................................................................................................

Será que eu conseguiria excluir caracteres indesejados (juntamente com as fórmulas acima) se por exemplo eu tiver: "Madeira Marrom 5GGG", sendo que o correto é "Madeira Marrom 5G". Isso valendo para itens variados, por exemplo: "Madeira Marrom 5G", "Ferro Verde Escuro 4G" e etc.

Eu tinha criado mais uma coluna (3 coluna contando com as fórmulas da postagem acima), com a fórmula =ext.texto, mas não resolveu.

É possível?

8 respostas

Oii, Eduardo! Como vai?

Com a função SUBSTITUIR + EXT.TEXTO você consegue remover esses caracteres mais previsíveis e substituir pelo correto. E conforme for aumentando as variações, ajuste a fórmula para funcionar tranquilamente.

Deixo aqui um artigo com algumas formas de limpar os dados usando algumas funções do Excel para você testar:

Bons estudos e até mais, Eduardo!

Nathalia, boa tarde! Vou fazer a tentativa aqui, e pouquíssimo em breve postarei aqui para você, se possível, validar a fórmula

Abraços

Nathalia, boa tarde! O artigo é interessante e de grande valia, mas também tem a Luri que forneceu uma demonstração com a fórmula em questão:

Luri: Olá! Que legal que você está se aventurando pelas fórmulas do Excel!

A função ARRUMAR serve para remover espaços extras de um texto, enquanto a função EXTR.TEXTO extrai parte de um texto. Para aninhá-las, você precisa usar a EXTR.TEXTO primeiro para obter a parte do texto que você deseja limpar e, em seguida, aplicar a ARRUMAR para remover os espaços extras.

Por exemplo, imagine que você tem uma célula com o texto " Olá, mundo! " e deseja extrair apenas a palavra "mundo" e remover os espaços extras. Você pode usar a seguinte fórmula:

Copiar código =ARRUMAR(EXTR.TEXTO(A1;7;6)) Nesse caso, a função EXTR.TEXTO extrai os caracteres da 7ª à 12ª posição do texto na célula A1, que corresponde à palavra "mundo". Em seguida, a função ARRUMAR remove os espaços extras da palavra "mundo", resultando em "mundo".

Para te ajudar a praticar, que tal você tentar criar uma fórmula para extrair o nome de uma pessoa de uma célula com o texto "Nome: João da Silva" e remover os espaços extras?

Lembre-se que a função EXTR.TEXTO precisa de três argumentos: o texto, a posição inicial e a quantidade de caracteres a serem extraídos.

Dica: Use a função PROCURAR para encontrar a posição inicial do nome.

Estou aqui para te ajudar se precisar! .............................................................................................................................................................

Imagine que existe uma base de dados com itens de diversas quantidade de caracteres, o que inviabiliza a aplicação dessa fórmula. Madeira Marrom 5K (17 Caracteres); Madeira azul 8K (12 Caracteres) e etc.

Pois a fórmula =ARRUMAR(EXTR.TEXTO, não traz um padrão para os variados itens

Nathalia, boa tarde!

Eu usei essa fórmula: =SUBSTITUI(SUBSTITUI(SUBSTITUI(SUBSTITUI(SUBSTITUI(A1; "";""); ".";"")," ";""),",";""),"-";""), porém ao dar o enter, o Excel trouxe a seguinte mensagem:

"Encontramos um problema nesta fórmula.

Não está tentando digitar uma fórmula? Quando o primeiro caractere é um sinal de igual (=) ou de subtração (-), o Excel pensa que é uma fórmula:

Você digita: =1 + 1, a célula mostra 2

Para contornar isso, digite um apóstrofo primeiro:

Você digita: '=1+1, a célula mostra: =1 + 1

Como poderia contornar essa situação?

dasdfaf

Oii, Eduardo! Como está?

Peço desculpas pela demora em obter o retorno.

O erro é um aviso que o Excel não conseguiu interpretar a sua fórmula, que pode ser por causa dos caracteres, erros de digitação e estrutura, que são mais comuns.

Como sugestão, verifique se não possui algum espaço extras entre os sinais e função na fórmula dentro do Excel.

Outra dica é retirar filtros aplicados que podem interferir.

Revise como está classificado os separados de sistema tanto na célula quanto na fórmula. Vá em Arquivo > Opções > Avançado e veja qual separador é e ajuste na sua célula para ficar igual.

E na comunidade da Microsoft, temos outra opção para resolver este aviso sobre a falta de interpretação da fórmula, clique aqui para poder ver os passos indicados.

Espero que dê certo, bons estudos!

Nathalia Queiroz,boa tarde!

Vou seguir as suas sugestões, e pouquíssimo em breve, retornarei com o resultado.

Obrigado pelo retorno!

Bom dia. Infelizmente a situação não foi solucionada. Irei verificar outras alternativas. Obrigado