3
respostas

[Dúvida] excel

Olá, boa tarde.

Preciso de sua orientação para lidar com duas planilhas distintas. A primeira contém a base de dados de todos os funcionários, e meu objetivo é criar uma lógica para identificar quais deles preencheram um formulário específico.

Na segunda planilha, que representa a base atualizada do formulário, enfrento um desafio. O campo de escrita é aberto, resultando em alguns problemas relacionados à busca exata. Neste contexto, tenho duas colunas disponíveis para realizar a pesquisa com o nome completo dos funcionários.

Poderia me fornecer uma fórmula que me permita procurar o nome completo na Coluna M e, caso não seja encontrado, buscar na Coluna N? A ideia é que, se o nome for encontrado, a fórmula retorne "Sim"; caso contrário, retorne "Não". Agradeço desde já pela sua colaboração.

3 respostas

Oi, Luiz! Tudo certo?

Diante desse desafio, você pode utilizar uma combinação das funções SE, ÉERROS e PROCV. Veja comigo um exemplo:

=SE(ÉERROS(PROCV([nome completo];M:M;1;FALSO));SE(ÉERROS(PROCV([nome completo];N:N;1;FALSO));"Não";"Sim");"Sim")

Nesta fórmula, a função PROCV é usada para procurar o nome completo nas colunas M e N. Se a função PROCV não encontrar o nome e retornar um erro, a função ÉERROS retornará VERDADEIRO e o próximo SE será executado. Se o nome também não for encontrado na coluna N, a fórmula retornará "Não". Se o nome for encontrado em qualquer uma das colunas, a fórmula retornará "Sim".

Luiz, lembre-se de substituir [nome completo] por uma referência de célula ou pelo nome que deseja procurar, adequando-se à estrutura da sua planilha. Além disso, caso queira se aprofundar nas funções utilizadas nesta fórmula, recomendo a leitura dos materiais abaixo:

Luiz, espero que dê tudo certo! Vale ressaltar que como é um assunto externo aos cursos da Alura e que não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema!

Um abraço.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Não funcionou, todas as linhas foram preenchidas com "Não".

Oi, Luiz!

Sinto muito que a fórmula que construí não funcionou no contexto do seu projeto. Devido a questões como estrutura das planilhas e organização dos dados, é comum que uma expressão se comporte de maneiras distintas conforme o cenário.

Por esse motivo, recomendo extrair a ideia lógica por trás da fórmula e, em seguida, adaptá-la para o seu projeto — isso é bastante importante durante os estudos e contribui positivamente para a nossa vida profissional.

Outra dica que pode te ajudar no desenvolvimento da fórmula é trabalhar com a função CORRESP, que busca um determinado valor e retorna a posição dele em nossa planilha. Abaixo deixo uma recomendação de leitura sobre essa função:

Como inspiração de fórmula, trago um exemplo:

=SEERRO(SE(CORRESP([nome completo];M:M;0); "Sim"; SE(CORRESP([nome completo];N:N;0); "Sim"; "Não")); "Não")

Essa fórmula busca o nome completo especificado nas colunas M e N. Se o nome for encontrado em qualquer uma das colunas, retorna "Sim"; caso contrário, retorna "Não", tratando possíveis erros com a função SEERRO. Ao definir as colunas, você também pode explicitar a planilha em que elas estão contidas, como Planilha2!M:M.

Espero ter ajudado e reforço que essas são apenas algumas sugestões para a resolução do seu problema. É considerável adaptá-las para que se adequem ao seu projeto, Luiz!

Até mais!