Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] estudante = choice(estudantes_2) estudante

É possível que a escolha não seja realmente randomica? Uma vez que, eu tirei a mesma sequência apresentada por ele (Maria seguido de José), onde a possibilidade de eu tirar a mesma é de 1/144.

1 resposta
solução!

Oi, Filipe! Tudo bem?

O comportamento observado é realmente muito intrigante, parabéns por notá-lo e parabéns por a sua postura questionadora, é através de questionamentos como esse que solidificamos o nosso conhecimento!

Apesar de a função choice() da biblioteca random ser projetada para retornar um elemento aleatório de uma sequência não vazia, a aleatoriedade em computadores acaba sendo um conceito um pouco complexo.

Os computadores funcionam com base em algoritmos, que são essencialmente instruções passo a passo. Para gerar um número (ou, neste caso, uma escolha) aleatório, eles usam um algoritmo chamado gerador de números pseudoaleatórios (PRNG), que começam com um número chamado "semente" e, em seguida, seguem uma série de etapas para transformar essa semente em um novo número.

A semente é normalmente baseada em algo que é constantemente alterado, como o relógio do sistema do computador. No entanto, se a semente for a mesma, o PRNG gerará a mesma sequência de números, o que pode levar à situação descrita, onde parece que a função choice() não está sendo realmente aleatória.

Porém, é importante notar que a probabilidade de obter a mesma sequência é realmente muito baixa, mas ainda é possível. Isso não significa que a função não é aleatória, apenas que às vezes os resultados podem parecer não aleatórios devido à maneira como os PRNGs funcionam.

Para somar ao seu conhecimento deixo como recomendação o vídeo abaixo:

Espero ter ajudado. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓