Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Estratégias de publicação

Pessoal, estou fazendo um freela pela primeira vez, dividi o projeto em dois repositórios, um para o front e outro para a api, e agora estou com dúvidas para publicação. Para testar localmente eu sempre ligo o servidor da API e ai navego pelo front, para publicar eu vou precisar de duas hospedagens, com dois domínios? Qual a melhor estratégia de forma a ser eficiente e também mais barato? Alguém com experiência na área pode me ajudar?

Obrigado desde já!

1 resposta
solução!

Olá, Vitor! Tudo joia?

A sua dúvida é bastante comum quando começamos a trabalhar com projetos divididos em front-end e back-end. A resposta depende muito do tipo de projeto que você está trabalhando e das tecnologias que você está usando.

Se você estiver usando tecnologias como Node.js para o back-end e React para o front-end, por exemplo, você pode considerar o uso de plataformas como a Heroku e a Netlify. A Heroku é uma plataforma em nuvem que permite hospedar aplicações back-end e a Netlify é uma plataforma que permite hospedar aplicações front-end. Ambas possuem planos gratuitos que podem ser suficientes para projetos menores.

Uma estratégia seria hospedar sua API no Heroku e seu front-end na Netlify. Você não precisaria de dois domínios diferentes, pois você pode configurar sua aplicação front-end para fazer requisições para a URL da sua API hospedada no Heroku.

Porém, existem muitas outras formas de fazer isso e a melhor estratégia depende muito do seu projeto e das tecnologias que você está usando.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.