1
resposta

[Dúvida] estou com duvida para testar se esta funcionando esse codigo pois estou seguindo como na aula e esta dando erro

CREATE TABLE aluno ( id SERIAL, nome VARCHAR(255), cpf CHAR(11), observacao TEXT, idade INTEGER, dinheiro NUMERIC(10,2), altura REAL, ativo BOOLEAN, data_nascimento DATE, hora_aula TIME, matriculado_em timestamp

);

SELECT * FROM aluno;

INSERT INTO aluno ( nome, cpf, observação, idade, dinheiro, altura, ativo, data_nascimento, hora_aula, matriculado_em ) VALUES ( 'diogo', '12345678901', 'Lorem ipsum dolor sit amet, consectetu adipiscing elit. Praesent eget massa eu leo auctor ullamcorper. In ipsum eros, eleifend a dolor non, imperdiet posuere lorem. Praesent sodales quis libero quis auctor. Suspendisse at lectus ultrices, viverra nibh nec, lacinia enim. Praesent eu libero fermentum, iaculis erat sit amet, tempor lorem. Pellentesque malesuada nisl a facilisis semper. Duis cursus nisi sapien, ut rhoncus metus gravida ac. Nullam lobortis sapien sed tellu.', 35, 100.50, 1.81, true, '1994-08-27', '17:30:00', '2025-04-23 23:22:45' );Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá Vanderlei, espero que esteja bem !!

Sobre a sua dúvida parece que temos dois erros:

1. A sua tabela original tem o campo observacao sem acento na sua inserção o campo tem um acento.

• Uma primeira sugestão aqui seria nunca usar acentos mesmo que já tenha definido assim!
  2. Pode ser na sua ciração original os campos estejam faltando minha sugestão é seguir os passos a seguir

• Excluir a tabela aluno se puder
DROP TABLE aluno
  • recria-la com o código abaixo
CREATE TABLE aluno (
  id SERIAL,
  nome VARCHAR(255),
  cpf CHAR(11),
  observacao TEXT,
  idade INTEGER,
  dinheiro NUMERIC(10,2),
  altura REAL,
  ativo BOOLEAN,
  data_nascimento DATE,
  hora_aula TIME,
  matriculado_em TIMESTAMP
);
  • Fazer a inserção como abaixo

INSERT INTO aluno (nome, cpf, observacao, idade, dinheiro, altura, ativo, data_nascimento, hora_aula, matriculado_em)
VALUES (
  'diogo',
  '12345678901',
  'Lorem ipsum com texto gerado automaticamente',
  35,
  100.50,
  1.81,
  true,
  '1994-08-27',
  '17:30:00',
  '2025-04-23 23:22:45'
);

Caso tenha mais dúvidas pode mandar!

Espero ter te ajudado, se isso resolveu pode marcar o tópico como finalizado!