1
resposta

Dúvida/ Erro com FIT no LinearSVC

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou fazendo o Challenge de DS daqui da Alura e estou tentando colocar em prática o que estou aprendendo nesse curso, mas cheguei num ponto que não sei se comi bola em algum ponto ou a "função" .fit() não é para usar como estou tentando. Abaixo a imagem da variável x: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Quando faço tudo exatamente como ensinado nesta aula, e chego nessa parte do código:

from sklearn.svm import LinearSVC
modelo = LinearSVC()
modelo.fit(treino_x, treino_y)

Aparece o seguinte erro:

ValueError: could not convert string to float: '0002-ORFBO'

Pesquisando nos fóruns e biblioteca, falam muito sobre o uso de virgula nessa conversão de strings, mas não falam de traço. Quando tiro a coluna 'customerID' onde se encontra esse '0002-ORFBO', ele dá o mesmo erro mas mostra o primeiro registro da coluna 'Genero', e assim por diante.

Pensando que no curso o Guilherme utiliza um exemplo com 0 e 1, pensei que utilizando o .fit() nessa circunstância ele aceitaria apenas 0 e 1. Sendo assim, retirei todas as colunas que tenham letras, e números que não sejam 0 e 1 como registro. Fazendo isso, e rodando o código recebemo o seguinte Warning:

DataConversionWarning: A column-vector y was passed when a 1d array was expected. Please change the shape of y to (n_samples, ), for example using ravel().

Vi um post neste fórum que o rapaz faz uma pergunta sobre esse 'ravel()', mas de longe o resultado que meu código apresenta é igual ao do Guilherme na aula, ai minha dúvida é a seguinte:

O .fit() deve ser usado apenas com 0 e 1? --> Se sim, blz, vou arrumar a minha base para que ela tenha 0 e 1 de vez 'Yes' ou 'No' por exemplo; --> Se não, onde pode estar o meu erro?

Desde já muito obrigado pela atenção, Abraço a todos

1 resposta

Olá, Marcelo! Tudo bem com você?