1
resposta

[Dúvida] Erro ao clicar nos botões que excutam as macros, Alguém poderia me orientar como corrigir esse problema?

Eu estou fazendo o curso Excel: Automatizando Tarefas com Macros e, ao fazer o atividade proposta adicionando as macros aos respectivos botões apareceu esse erro:

[DataSource.NotFound] File or Folder: Não foi possível localizar uma parte do caminho C:\Users\Okamoto\OneDrive - Office Resolve\Alura-Ciência de Dados\02 - Excel - Novas Formações\ Formação Excel\3200 - Excel 6 - Automação de Tarefas com MACROS\Materias do Curso\Vendas.csv.

Na guia Desenvolvedor eu fui até a Segurança de Macros e habilitei as macros e as Configurações da Macro do Desenvolvedor também, e o erro ainda persiste eu baixei esse pasta de trabalho diretamente do link postado pelo instrutor então ela já veio com os botões e macros prontos mas, não funcionam ao clicar no botão para fazer a atualização.

1 resposta

Oii, Rodrigo! Tudo bom?

O erro é sobre o Excel não estar conseguindo encontrar o arquivo .csv no caminho que você especificou, devido a vários fatores como remoção do mesmo, ou por renomear, ou pelo caminho não está disponível mais e etc. Para resolver este problema, siga os passos abaixo:

• Clique na Tabela dinâmica com o botão direito do mouse em Obter dados da tabela/Intervalo:

Captura de tela mostrando a opção de obter dados da tabela/ intervalo como mencionado anteriormente.

• Abrirá uma nova janela, vá até a aba Fonte de dados e clique em Configurações da fonte de dados:

Captura de tela mostrando a aba de Configuração de fonte de dados, destacada por uma seta azul.

• Feito isso, você verá algumas opções de configurações no lado inferior esquerdo, selecione o arquivo .csv com o caminho oposto do seu e, em seguida, clique em Alterar Fonte.

Captura de tela ilustrando o caminho do arquivo selecionado e o botão alterar fontes destacados por uma seta azul.

• Agora, é preciso procurar o seu arquivo local. Clique em Procurar:

Captura de tela ilustrando a janela de Valores Separados por Vírgula,  o botão está PROCURAR destacado por uma seta azul, para procurar o caminho do arquivo como dito anteriormente.

• Na caixa de diálogo que abrir, procure o arquivo Vendas.csv que está diretamente na sua máquina, selecione ele e clique em Abrir, finalize clicando em OK.

Para finalizar, feche o Excel e abra-o novamente para que as mudanças sejam feitas, dessa forma, o caminho será alterado e você poderá continuar os estudos.

Espero que dê certo, conte sempre conosco para te auxiliar.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!