2
respostas

[Dúvida] E quando o PO e o Scrum Master não tem noção de programação ?

Trabalhei em uma empresa que a pessoa responsável do cargo de Product Owner não tinha noção nenhuma de programação, nem github, em fim. Esta pessoa acabava sempre aceitando algumas solicitações do cliente para alteração de funcionalidades do sistema. Porém estas funcionalidades demandavam em um tempo para ser concluída e o PO por não ter noção do quão complexo era para que aquelas alterações fossem feitas aceitava um prazo absurdamente curto .

O que poderia ser feito para que na hora da entrega do produto ao cliente, ele não ficasse tão insatisfeito com o que está sendo entregue?

2 respostas

Olá, Pablo! Tudo bem?

Entendo a sua preocupação com a situação em que o Product Owner não possui conhecimento de programação e acaba aceitando prazos curtos para alterações de funcionalidades do sistema. Essa falta de entendimento pode causar insatisfação por parte do cliente quando o produto é entregue.

Uma maneira de lidar com essa situação é promover uma comunicação clara e transparente entre o time de desenvolvimento e o Product Owner. É importante que o time explique de forma clara e objetiva as complexidades envolvidas nas alterações solicitadas pelo cliente. Isso pode ser feito através de reuniões de planejamento, onde o time pode apresentar estimativas de tempo e esforço necessários para implementar as alterações.

Além disso, é importante que o Product Owner esteja aberto a receber feedback do time de desenvolvimento e a entender as limitações técnicas envolvidas. Ele pode buscar aprender mais sobre programação e tecnologia, mesmo que não seja necessário que ele se torne um especialista. Isso ajudará a ter uma visão mais realista das demandas e prazos.

Outra sugestão é utilizar técnicas de priorização e gestão de backlog, como o uso de User Stories e a definição de critérios claros de aceitação. Isso ajudará o Product Owner a entender melhor as necessidades do cliente e a priorizar as funcionalidades mais importantes, evitando sobrecarregar o time com prazos irrealistas.

Lembre-se que cada equipe e organização tem suas particularidades, então é importante adaptar essas sugestões ao contexto em que você está inserido.

Bons estudos!

Obrigado pelas dicas. Válido de mais essa visão.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software