Oii Mateus, tudo bem?
Os testes de integração automatizados geralmente são escritos como parte do código, como testes unitários, e são executados com ferramentas de automação de testes. Eles permitem que as equipes testem as partes do sistema de forma isolada e em conjunto, e possibilitam a detecção de problemas no código antes que eles sejam liberados para ambientes de produção.
Por outro lado, os testes de integração manual são realizados testando o sistema inteiro como um todo, através de testes funcionais e testes de sistema. Eles são geralmente realizados em ambientes de homologação ou produção, e podem ser mais eficazes para detectar problemas de usabilidade ou problemas de interação do usuário.
Em resumo, ambos os tipos de teste de integração são importantes e podem ser usados para complementar um ao outro. A escolha do tipo de teste dependerá do escopo do projeto e das necessidades de sua equipe de desenvolvimento de software.
Gostaria de deixar como indicação o Discord de alunos e alunas, onde você pode estar interagindo e criando networking com outras pessoas que estudam aqui na Alura, compartilhando conhecimento e trocando experiências. Caso tenha interesse, deixo a seguir um link de convite para o Discord e o link de um vídeo ensinando como usá-lo.
Em caso de dúvidas, me coloco à disposição.
Grande abraço e bons estudos!
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!