Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Duvida sobre o exercício 11

Oi, tudo bem? Eu fiz o exercício 11 desse jeito:

lado_1 = float(input('Digite um número: ')) lado_2 = float(input('Digite um número: ')) lado_3 = float(input('Digite um número: '))

if (lado_1 + lado_2 >= lado_3) and (lado_1 + lado_3 >= lado_2) and (lado_3 + lado_2 >= lado_1): print('Esses números podem ser utilizados para formar um triângulo')

if (lado_1 == lado_2 == lado_3): print('Esse triângulo equilátero!') elif (lado_1 == lado_2) or (lado_1 == lado_3) or (lado_2 == lado_3): print('Esse triângulo isósceles!') else: print('Esse triângulo escaleno!')

else: print('Esses números não podem ser utilizados para formar um triângulo!')

**Dai quando fui olhar na resolução a parte do triangulo escaleno estava assim: **

elif (lado1 != lado2) and (lado2 != lado3) and (lado1 != lado3): print('O triângulo é escaleno.')

O meu jeito rodou certinho mas queria saber se esta certo ou foi "sorte". E também não entendi o que significa "!=" e porque se usa "and" e não "or"?

1 resposta
solução!

Oi

Apenas remova o "=" de ">=", pois fere a condição de existência de um triângulo


lado_1 = float(input('Digite o primeiro lado: '))
lado_2 = float(input('Digite o segundo lado: '))
lado_3 = float(input('Digite o terceiro lado: '))

if (lado_1 + lado_2 > lado_3) and (lado_1 + lado_3 > lado_2) and (lado_3 + lado_2 > lado_1):
    print('Esses números podem ser utilizados para formar um triângulo')

    if lado_1 == lado_2 == lado_3:
        print('Esse triângulo é equilátero!')
    elif (lado_1 == lado_2) or (lado_1 == lado_3) or (lado_2 == lado_3):
        print('Esse triângulo é isósceles!')
    else:
        print('Esse triângulo é escaleno!')
else:
    print('Esses números não podem ser utilizados para formar um triângulo!')

O símbolo "!" significa negação. Portanto, "!=" representa "não igual" ou diferente.

Comparação

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software