Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre cardinalidade de relacionamento

Olá. No exemplo do departamento-gestor, é considerado que um certo departamento possui um único gestor; e um certo gestor gerencia um único departamento. Assim, a cardinalidade é de 1 para 1. Faz sentido. Quando é feito o exemplo do pedido-livro, é dito que um pedido pode conter vários livros (ok), mas que um livro pode estar contido em vários pedidos. Foi quando surgiu minha dúvida. Quando penso no modelo DER, devo pensar em cada entidade sendo instanciada ou não? No caso departamento-gestor, penso em cada entidade sendo instanciada. UM CERTO gestor gerencia UM CERTO departamento. E UM CERTO departamento é gerenciado por apenas UM CERTO gestor. Eu não penso no conjunto de departamentos ou no conjunto de gestores. No caso do pedido-livro, é dito que "livro" pode estar presente em vários pedidos. Isso só é possível se "livro" for pensado como o conjunto de livros, e não como uma instância individual e única. Um certo livro não deveria, no meu entendimento, estar presente em mais de um pedido ao mesmo tempo, pois o livro é único. "Um pedido contém n livros. Um livro está contido em um pedido". Essa seria a relação correta no meu entendimento. Gostaria de entender o que não compreendi corretamente.

Obrigado.

Complementando: Caso eu pense na entidade "livro" como um certo título, faz sentido que esteja presente em vários pedidos simultaneamente. Caso eu pense na entidade "livro" como um exemplar, já não faz mais sentido que esteja presente em vários pedidos simultaneamente. Essa foi minha confusão. O que devo considerar de maneira geral?

4 respostas

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Obrigada por nos trazer seu ponto de vista sobre esse tema, no início a Cardinalidade pode ser difícil, mas conforme avançamos nos estudos a compreensão fica melhor e também ela pode variar de acordo com as regras de negócio.

E você está certo em seu raciocínio sobre o contexto de departamento e gestor, fazendo com o que a cardinalidade seja de 1:1.

E no contexto do livro, já é um pouco diferente. Suponhamos que em sua livraria um cliente gera faz um pedido que contém informações exclusivas como horário, produtos e o código de identificação do produto. Como o livro contém um id que é único, não haverá possibilidade desse produto ser duplicado, ele terá apenas um dono.

Neste tópico que respondi, expliquei um pouco mais afundo sobre a cardinalidade cliente/pedido no contexto da livraria. Caso tenha interesse, deixarei o link abaixo:

Espero ter ajudado a entender melhor.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Oi Nathalia. Agradeço pela resposta, mas ainda não ficou claro. Você disse em sua resposta: "Como o livro contém um id que é único, não haverá possibilidade desse produto ser duplicado, ele terá apenas um dono." Logo, entendo que a cardinalidade de livro para pedido deveria ser (0,1), pois um certo exemplar de livro pode estar em nenhum ou no máximo em 1 pedido.

solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Peço desculpas por não ser tão assertiva no direcionamento.

Você está certo em sua análise, considerando o cenário que temos de vários títulos de livros que podem estar em vários pedidos, o que teremos a cardinalidade de N:M.

A explicação que dei acima foi no contexto de um livro com o seu id único gerado após o cliente fazer o pedido, na tabela que será a itens_pedidos. Podemos chamar isso de relações associativas, quando uma entidade se associa a um relacionamento que contém na tabela. Caso não tenha assistido à aula de Entidades Associativas, não se preocupe, quando estudar o conteúdo ficará mais fácil de compreender.

E, voltando na sua pergunta inicial, no contexto livros, estamos definindo unidade básica livros, ou seja, um conjunto das mesmas edições. Essa abordagem está presente mais adiante do curso, quando exploraremos uma das propriedades de cada livro, que é a quantidade em estoque.

Bons estudos, Eduardo!

Entendi. Obrigado!