Olá. No exemplo do departamento-gestor, é considerado que um certo departamento possui um único gestor; e um certo gestor gerencia um único departamento. Assim, a cardinalidade é de 1 para 1. Faz sentido. Quando é feito o exemplo do pedido-livro, é dito que um pedido pode conter vários livros (ok), mas que um livro pode estar contido em vários pedidos. Foi quando surgiu minha dúvida. Quando penso no modelo DER, devo pensar em cada entidade sendo instanciada ou não? No caso departamento-gestor, penso em cada entidade sendo instanciada. UM CERTO gestor gerencia UM CERTO departamento. E UM CERTO departamento é gerenciado por apenas UM CERTO gestor. Eu não penso no conjunto de departamentos ou no conjunto de gestores. No caso do pedido-livro, é dito que "livro" pode estar presente em vários pedidos. Isso só é possível se "livro" for pensado como o conjunto de livros, e não como uma instância individual e única. Um certo livro não deveria, no meu entendimento, estar presente em mais de um pedido ao mesmo tempo, pois o livro é único. "Um pedido contém n livros. Um livro está contido em um pedido". Essa seria a relação correta no meu entendimento. Gostaria de entender o que não compreendi corretamente.
Obrigado.
Complementando: Caso eu pense na entidade "livro" como um certo título, faz sentido que esteja presente em vários pedidos simultaneamente. Caso eu pense na entidade "livro" como um exemplar, já não faz mais sentido que esteja presente em vários pedidos simultaneamente. Essa foi minha confusão. O que devo considerar de maneira geral?