Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Dúvida sobre a variável INDEX

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos os colegas.

Por algum motivo a criação da variável index para definição da posição da letra na palavra "banana" não está ficando muito claro em minha cabeça. Compreendi que ela tem o papel de guardar a posição inicial da primeira letra (exemplo: B é a posição "O" e as demais seguindo 1,2,3,4 e 5 sucessivamente) no entanto não ficou muito claro como ela é chamada dentro deste código descobrindo as demais posições).

no trecho print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index)) está bem claro o que está acontecendo. No entanto por mais que eu saiba o que está acontecendo no programa, não ficou muito claro como essa variável está atuando.

Não sei se a dúvida ficou muito clara, sou iniciante, estou tentando pegar o "pulo do gato ainda".

Obs: o Material é muito bom e o professor também!

def jogar(): print("") print("Bem vindo no jogo de forca!") print("")

palavra_secreta = "banana"

enforcou = False acertou = False

while(not enforcou and not acertou):

chute = input("Qual letra? ")
chute = chute.strip()

index = 0
for letra in palavra_secreta:
    if(chute.upper() == letra.upper()):
        print("Encontrei a letra {} na posição {}".format(letra, index))
    index = index + 1

print("Jogando...")

if(name == "main"):

5 respostas

Meu amigo bom dia!

Sua pergunta é muito inteligente.

Esta variável index só é utilizada na hora do print, para ajudar a exibir pro usuário onde estava a posição da letra.

por isso que ela é inicializada com zero e vai acrescentando, no dia a dia, quando você for usar loop você terá muitas vezes a necessidade de saber em qual posição do array/lista você achou o que queria, e é desta forma que você acha.

Em algumas outras linguagens o próprio loop oferece nativo uma variável index, mas não é o caso do python, dai a necessidade de fazer manualmente.

Boa noite, Carlos.