Oi, Thales! Como você está?
Seu questionamento é muito importante. A construção de um modelo conceitual de dados conta com o desafio da sutileza da linguagem e da subjetividade.
No seu exemplo, você menciona a relação entre Livro e Pedido. Se você perguntar "Existe um pedido sem um livro?", a resposta é não, pois não existe pedido sem livro. Porém, se você perguntar "Existe um livro sem um pedido?", a resposta é sim, pois é possível ter um livro guardado sem ter sido pedido. Na pergunta que você mudou e que obteve a cardinalidade (1:1), o que falta é a consideração de que um livro pode nunca ser vendido. Como, nesse momento, estamos pensando na cardinalidade mínima, é importante pensar na possibilidade do 0, sempre.
Essas perguntas diferentes levam a respostas diferentes e podem mudar a relação entre as entidades. Isso é normal e acontece porque a cardinalidade é uma forma de representar as regras de negócio.
A pergunta ideal e correta é aquela que vai representar melhor o mundo real. A compreensão do contexto e das regras do sistema e a observação de como as entidades se relacionam no negócio - é isso que será impresso no MER.
Esse assunto é famoso por causar um nó nos pensamentos. Com a prática e conforme você avança em seus estudos, ficará mais claro. Lembre-se de sempre revisitar esses conceitos iniciais e fortalecê-los.
Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição. Espero ter ajudado.
Abraços.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!