1
resposta

[Dúvida] duvida na execução do .gitignore

Ola bom dia, fiquei com dúvida na execução do gitignore. Eu tenho muitos arquivos na minha maqui "PC" Quando vou dar um Git add o git traz tra todos os arquivos para ser monitorados como no print abaixo. Minha dúvida é: tenho que criar uma pasta no meu compudador ".gitignore" e pedir para o git iguinorar esses arquivos ou tenho que criar essa pasta no próprio git. outra duvia é como posso fazer com que o git ignore todo esses arquivos sem precisar passar um por um.

1 resposta

Olá, Welinton.

Tudo bem?

O arquivo .gitignore deve ser criado na raiz do seu repositório Git, ou seja, no diretório principal do seu projeto. Não é necessário criar uma pasta com esse nome, apenas um arquivo chamado .gitignore.

Dentro desse arquivo, você pode especificar os arquivos e diretórios que deseja que o Git ignore. Por exemplo, se você quiser ignorar todos os arquivos .log e a pasta node_modules, seu .gitignore ficaria assim:

*.log
node_modules/

Dessa forma, todos os arquivos com a extensão .log e a pasta node_modules serão ignorados pelo Git.

Se você quiser ignorar todos os arquivos de um determinado tipo ou em um diretório específico, pode usar curingas. Por exemplo, para ignorar todos os arquivos .tmp em qualquer lugar do seu projeto, você pode adicionar:

*.tmp

Depois de criar e configurar o arquivo .gitignore, salve-o na raiz do seu repositório. O Git automaticamente começará a ignorar os arquivos e diretórios especificados.

Espero ter ajudado e bons estudos!