1
resposta

[Dúvida] Duvida + inconsistência das tabelas apresentadas na aula

olá, estou com uma duvida. No vídeo foi apresentado a seguinte tabela:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Fiquei com duvida pois na explicação do vídeo está de uma forma diferente:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Além da diferença apresentada nas duas tabelas com a do vídeo, eu não vejo como colocar o nome do vendedor como PRIMARY KEY pode ser eficiente já que pode haver dois vendedores com o mesmo nome, acredito que seria mais correto colocar o cod_vendedor como PK.

De qualquer forma eu fiz as minhas tabelas desta forma, agradeceria se alguém pudesse ver se há algo de incorreto nela ou se o meu raciocinio está errado.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

A sua observação na minha visão está está correta, não há sentido em colocar vendedor como PK, seria interessante criar uma tabela Vendedores e cod_vendedor como PK em Vendedores e cod_vendedor como FK na tabela Pedidos, uma tabela Clientes com todos os campos relacionados um cliente(endereço, CPF) com cod_cliente como PK e cod_cliente como FK em Pedidos, também poderia ter uma tabela Endereços um exemplo para os casos de clientes com mais de um endereço, seguinte a mesma linha de raciocínio ligando as tabelas Cliente a Endereços via FK, já a tabela Pedidos a PK podeira ser nota_fiscal ou um auto_incremento, já a tabela Itens_Pedidos a PK poderia ser composto por nota_fiscal e cod_produto mantendo qtd_vendida e valor unitário, o campo qtd_estoque podeira está em outra tabela.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software