Estou pensando muito sobre essa questão de quando usar void ou retorno(int, double e etc...), alguém teria uma dica para que eu consiga diferenciar. Ou a situação que faz mais sentido cada um se aplicar?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou pensando muito sobre essa questão de quando usar void ou retorno(int, double e etc...), alguém teria uma dica para que eu consiga diferenciar. Ou a situação que faz mais sentido cada um se aplicar?
Todo método pode retornar algum TIPO de dado quando executado, imagina que seja uma função de fazer bolo, se essa função e executada, e caso vc defina um TIPO de retorno, essa função DEVE retornar um dado com esse tipo especificado, nesse nosso caso um Bolo, se fosse especificado o retorno de um Sanduíche a função deve retornar um sandwíche, se fosse uma String deve retornar um dado do tipo String e assim por diante, a função SEMPRE deve retornar dados do tipo especificado exceto em um caso quando definimos que o tipo e void, quado definimos que o tipo e void dizemos que o méodo não retorna NADA.
Bolo FunçãoFazerBolo(...parametros) {
// funcionalidade de fazer bolo
return Bolo de cenoura
}
As vezes pessoas que estão iniciando pode confundir o tipo de retorno com o dado em si, não sei o seu nível de iniciante mas acho que já deva ter uma noção, em todo caso. O tipo de dado serie a representação do dado em si
public String funcaoImprimirNome() {
return "Tiago Fernandes";
}
public int funcaoImprimirIdade() {
return 25;
}
public void funcaoNaoRetornaNada() {
// não precisa do return por que não retorna NADA
}