Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Duvida em um codigo

Ao implementar esse codigo no java, eu tentei usar o String.format para poder imprimir apenas 2 casas decimais, em "valorEmReais"

System.out.println("\nSistema conversor de dolar para real: ");

double valorEmDolares = 59.98;
    double valorEmReais = valorEmDolares * 4.94;

System.out.println(String.format("O valor " + valorEmDolares + " convertido para reais (levando em consideração que o valor é 4.94) é... %2f",valorEmReais));

So que, ao vez de sair apenas 2 números da casa decimal, saiu mais do que isso

Essa é uma print do meu console
Além disso, eu não entendi muito bem o que seria uma variável flutuante, pelo que eu entendi, é uma variável que pode entrar em constante mudança (pode mudar de valor a depender da expressão)

1 resposta
solução!

Olá, João, como vai?

No trecho de código apresentado, a formatação não limitou as casas decimais porque o especificador utilizado foi %2f. Em Java, esse formato não define a quantidade de casas decimais, ele apenas indica uma largura mínima do campo. Para controlar quantas casas decimais devem aparecer após a vírgula ou ponto, é necessário colocar um ponto após a porcentagem, %.2f.

Por exemplo:

public class Main {
    public static void main(String[] args) {
        double valorEmDolares = 59.98;
        double valorEmReais = valorEmDolares * 4.94;

System.out.println(String.format(
                "O valor " + valorEmDolares + " convertido para reais (levando em consideração que o valor é 4.94) é... %.2f",
                valorEmReais
        ));
    }
}

Captura de tela do IntelliJ IDEA com código Java que converte 59,98 dólares para reais usando taxa 4,94. O valor é formatado com String.format("%.2f"). No console, o resultado exibido é: “O valor 59.98 convertido para reais… 296,30”.

Sobre a sua dúvida a respeito de variável de ponto flutuante, trata-se de um tipo de variável usado para representar números com casas decimais. Em Java, os tipos mais comuns são float e double. O termo “flutuante” vem da forma como o número é representado internamente, utilizando uma notação científica onde o ponto decimal pode “flutuar”. Quase toda variável pode mudar de valor ao longo da execução. A diferença principal é que os tipos de ponto flutuante conseguem armazenar números com frações.

Espero ter ajudado.

Siga firme nos seus estudos e conte com o fórum sempre que precisar.

Abraços :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado