Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Dimensões x Tabela fato.

Boa noite,

Pessoal, tenho o seguinte cenário e gostaria de compartilhar para entender melhor qual caminho certo que devo seguir, pois fiquei com dúvida para gerar a tabela fato neste cenário.

Abaixo temos a estrutura de um pedido de venda . (Neste caso é para um dashboard analítico).

Temos 3 tabelas : Cabeçalho do pedido , Itens do pedido e financeiro.

Na tabela de cabeçalho de pedido temos, numero do pedido , código do cliente (Gera um registro único)

Na tabela de Itens do pedido: Número do Pedido , número do item , produto, quantidade e valor ( Por exemplo tenho 4 itens)

Na tabela de Pagamento: Número do pedido, Valor e Parcela ( por exemplo Sinal e Saldo) (Dois registros no financeiro)

Se observarmos as tabelas temos quantidade de registros diferentes, qual seria a maneira correta para gerar a tabela Fato ?

1 resposta
solução!

Oi, Jaylson! Como vai?

A tabela Fato é usada para armazenar as métricas, medidas ou fatos de um negócio. Neste caso, a tabela Fato poderia ser uma combinação das três tabelas que você mencionou. A modelagem pode variar bastante dependendo do contexto do negócio e dos requisitos de análise.

Aqui está uma sugestão de como você poderia estruturar a tabela Fato:

• Número do Pedido (pk da tabela Cabeçalho do pedido)
  • Número do Item (pk da tabela Itens do pedido)
  • Produto (outro campo da tabela Itens do pedido)
  • Parcela (outro campo da tabela Pagamento)

E por aí vai. Os outros campos você pode inserir como campos das tabelas que você citou. É importante verificar as regras de negócio para implementar do modo ideal para o que você busca no projeto.

Se outra dúvida surgir, estamos disponíveis.

Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.