1
resposta

[Dúvida] Dificuldade com Nomenclatura e Convenções

Olá, pessoal!

Estou tentando organizar meu primeiro projeto seguindo as recomendações da Oracle, mas fiquei com uma confusão na hora de nomear os elementos do meu código. Criei uma classe para gerenciar um inventário e gostaria de saber se a forma como nomeei os itens abaixo está correta ou se quebrei alguma regra de convenção.

O código está assim:

public class gerenciar_estoque {

public double VALORTOTAL;
    private int quantidadeMinima = 10;

public void CalcularEstoque() {
        // Lógica aqui
    }
}

Minhas dúvidas específicas são:

1. O nome da classe gerenciar_estoque segue o PascalCase?
  2. A variável VALORTOTAL deveria estar em letras maiúsculas mesmo não sendo uma constante fixa (final)?
  3. O método CalcularEstoque() está de acordo com a regra de começar com letra minúscula?

Poderiam me ajudar a ajustar esses nomes para que fiquem no padrão que o mercado utiliza?

Obrigado!

1 resposta

Oi, Jose! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

É excelente que você esteja se preocupando com a padronização do código logo no início. Seguir essas convenções ajuda a tornar seu trabalho reconhecível por qualquer pessoa que programe em Java ao redor do mundo.

Respostas às suas dúvidas

1. O nome da classe gerenciar_estoque: Não segue o PascalCase. Em Java, nomes de classes devem começar com letra maiúscula e não utilizar sublinhado (_). Além disso, costumamos usar substantivos para classes. O ideal seria GerenciadorEstoque ou Estoque.
  2. A variável VALORTOTAL: No Java, usamos letras maiúsculas apenas para constantes (quando usamos a palavra-chave final). Para variáveis comuns, utilizamos o camelCase. O correto seria valorTotal.
  3. O método CalcularEstoque(): Ele quebra a regra de começar com letra minúscula. O padrão para métodos é o camelCase, começando com letra minúscula e com a primeira letra de cada palavra subsequente em maiúscula. O correto seria calcularEstoque().

Sugestão de ajuste no código

public class GerenciadorEstoque {

public double valorTotal;
    private int quantidadeMinima = 10;

// Constante (exemplo de quando usar letras maiúsculas)
    public static final int LIMITE_MAXIMO = 100;

public void calcularEstoque() {
        // Lógica aqui
    }
}

Principais mudanças realizadas:

• Classe: Alterada de gerenciar_estoque para GerenciadorEstoque (PascalCase).
  • Variável: Alterada de VALORTOTAL para valorTotal (camelCase).
  • Método: Alterado de CalcularEstoque para calcularEstoque (camelCase).

Lembre-se que o objetivo dessas regras é manter a consistência. Quando você encontrar um nome começando com letra maiúscula no meio de um código Java, saberá imediatamente que se trata de uma Classe, e isso agiliza muito a leitura.

Continue com esse olhar atento aos detalhes! Se tiver mais alguma dúvida sobre onde aplicar cada regra, basta perguntar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!