Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Diferença entre os tipos de import

Qual a diferença entre importar um arquivo usando o termo "package" ou pelo caminho relativo?

Por exemplo, no projeto deste curso, percebi que o comportamento do aplicativo não muda se eu mudo a forma de importar:

import 'initial_screen.dart';

ou

import 'package:alura_2/screens/initial_screen.dart';

Existe alguma diferença ou boas práticas com relação ao uso de cada um deles?

1 resposta
solução!

Oi Jessica.

Tudo bem?

Ótima pergunta! Então, quando você vê import 'initial_screen.dart'; e import 'package:alura_2/screens/initial_screen.dart'; no Dart, a diferença é basicamente onde o Dart vai procurar pelo arquivo que você está tentando importar.

Com import 'initial_screen.dart';, o Dart vai direto ao ponto e procura pelo arquivo initial_screen.dart no mesmo lugar onde está o arquivo que está fazendo a importação. Isso é chamado de importação relativa.

Agora, com import 'package:alura_2/screens/initial_screen.dart';, o Dart segue um caminho mais específico. Ele vai até o diretório screens que está dentro do pacote alura_2 para encontrar o arquivo initial_screen.dart. Isso é chamado de importação absoluta.

Sobre escolher qual a melhor forma de importar, depende do contexto. Se o arquivo que você quer importar está no mesmo lugar do arquivo que está fazendo a importação, vai de importação relativa. Mas se está em um lugar diferente, a importação absoluta é mais segura para evitar confusões.

Lembre-se, o Dart tem uma regrinha: use importação relativa para arquivos no mesmo pacote e importação absoluta para arquivos em pacotes diferentes.

Espero que isso ajude nos seus estudos! Se precisar de mais alguma coisa, é só chamar. Bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software