Sou novo nesse universo da programação e meu conhecimento é quase nulo. Estava estudando e tive dificuldades em entender a diferença na utilização de const, let e var. Alguém poderia me explicar quando utilizar cada uma delas?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Sou novo nesse universo da programação e meu conhecimento é quase nulo. Estava estudando e tive dificuldades em entender a diferença na utilização de const, let e var. Alguém poderia me explicar quando utilizar cada uma delas?
As palavras-chave const, let e var são usadas para declarar variáveis em JavaScript, mas têm diferenças importantes em relação ao escopo e à mutabilidade. Vou explicar cada uma delas:
var:
var são "içadas" para o topo do seu contexto de execução. Isso significa que você pode usar a variável antes de declará-la no código.Exemplo:
var x = 10;
if (true) {
var x = 20;
console.log(x); // Saída: 20
}
console.log(x); // Saída: 20
let:
Exemplo:
let y = 30;
if (true) {
let y = 40;
console.log(y); // Saída: 40
}
console.log(y); // Saída: 30
const:
let, a variável é limitada ao bloco em que foi declarada.let, a variável não é inicializada até a linha em que é declarada.Exemplo:
const z = 50;
// z = 60; // Isso geraria um erro, pois não é possível reatribuir z
const obj = { prop: 'valor' };
obj.prop = 'novo valor'; // Isso é permitido
Recomendação geral:
const sempre que possível. Isso ajuda a tornar o código mais previsível e menos propenso a erros.let.var a menos que esteja trabalhando em um contexto que o exija (por exemplo, código legado). let e const são preferíveis por causa de seu escopo mais previsível.