3
respostas

duvida dias uteis do mes

eu estou com dificuldade de criar uma medida de dias uteis totais do mes o power bi esta me retornando os dias atuais totais do ano em vez do mes , nesse caso eu nao estou usando uma tabela calendario pois buga a base eu uso a coluna de data - datarm da propria tabela de dados ja criei a coluna de dias uteis sem contar os feriados e fins de semana porem a medida que quero so retorna os dias uteis totais do ano em vez do mes selecionado

3 respostas

Oi, Felipe, tudo bem?

Uma maneira de fazer isso seria criar uma medida que soma todos os dias úteis do mês selecionado.

Aqui está um exemplo de como você pode fazer isso:

Dias Úteis do Mês = 
CALCULATE (
    SUM ( Tabela[Dias Úteis] ),
    FILTER (
        ALL ( Tabela ),
        Tabela[DataRM] >= MIN ( Tabela[DataRM] )
            && Tabela[DataRM] <= MAX ( Tabela[DataRM] )
    )
)

Neste exemplo, Tabela[Dias Úteis] é a coluna que você criou para marcar os dias úteis. A função FILTER está sendo usada para limitar o cálculo aos dias do mês atual. MIN ( Tabela[DataRM] ) e MAX ( Tabela[DataRM] ) estão sendo usados para encontrar o primeiro e o último dia do mês atual.

Lembre-se de substituir "Tabela" pelo nome da sua tabela e "DataRM" pela sua coluna de data.

Todavia, vale ressaltar que como não tenho acesso ao cenário completo do projeto outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Opa no caso retornou 401 dias uteis eu gostaria somente dos dias uteis do mês atual

Oi, Felipe, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Podemos tentar ajustar a medida para calcular apenas os dias úteis do mês atual. Você pode tentar esta modificação:

Dias Úteis do Mês = 
CALCULATE (
    SUM ( Tabela[Dias Úteis] ),
    FILTER (
        ALL ( Tabela ),
        YEAR ( Tabela[DataRM] ) = YEAR ( TODAY() ) &&
        MONTH ( Tabela[DataRM] ) = MONTH ( TODAY() )
    )
)

Neste código são adicionas condições para que a função FILTER só considere os dias do mesmo ano e mês atual, conforme determinado pela função TODAY().

Todavia, vale ressaltar que como não tenho acesso ao cenário completo do projeto, outros testes terão de ser feitos a fim de obter o resultado esperado, mas espero que esta resposta seja um bom ponto de partida para a resolução do seu problema.

Espero que dê tudo certo. Abraços!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!