Boa tarde,
alguem pode me ajudar a entender, o pq nao posso usar os calculos ja feito na medida, Meu resultado deu totalmente diferente do que usando a tabela vendas.
receita liquida = [totalDeVendas]- ([totalDeVendas]*0.10)
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa tarde,
alguem pode me ajudar a entender, o pq nao posso usar os calculos ja feito na medida, Meu resultado deu totalmente diferente do que usando a tabela vendas.
receita liquida = [totalDeVendas]- ([totalDeVendas]*0.10)
Olá, Josiane, tudo bem?
A diferença nos resultados pode ocorre porque a medida que você criou não está considerando a iteração sobre cada linha da tabela Vendas, enquanto a função SUMX() faz isso.
Quando você usa [totalDeVendas], está se referindo a uma medida que pode estar calculando o total de vendas de forma global, sem aplicar o desconto de 10% em cada linha individualmente. Já, ao usar SUMX(), você está calculando a receita líquida para cada venda, aplicando o desconto diretamente sobre o valor de cada linha.
Esse cálculo considera o desconto de 10% sobre cada venda individualmente, multiplicando a quantidade pelo preço unitário e aplicando o desconto. Com isso, pode resultar em um valor diferente se comparado a simplesmente subtrair 10% de um total agregado, pois o desconto é aplicado a cada item vendido, não ao total geral.
Espero ter esclarecido.
Qualquer dúvida, não hesite em compartilhar no fórum.
Abraços!