1
resposta

[Dúvida] definir a função main é o mesmo que definir meu módulo como main?

Os instrutores mencionaram que, se definimos name = main, o módulo se torna o principal. Aqui temos a verificação:

if __name__ == '__main__':
    main() 

Mas onde fica a definição do módulo como main? Seria no ato de definirmos a função main?

def main(): 
    trecho de código

Acredito que seja isso, mas gostaria de uma confirmação. Fiquei um pouco em dúvida visto que meu repertório atual vem de linguagens fortemente tipadas (Java).

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Pamela! Tudo bem?

Quando você define if __name__ == '__main__':, você está verificando se o seu script está sendo executado diretamente ou se está sendo importado como um módulo em outro script. Se a condição for verdadeira, significa que o script está sendo executado diretamente, e não como um módulo importado.

A função main() é apenas uma convenção que muitos programadores usam para organizar o código que deve ser executado quando o script é rodado diretamente. Ou seja, quando você define uma função main() e a chama dentro do if __name__ == '__main__':, você está simplesmente organizando o código que será executado quando o script for o principal.

Portanto, definir a função main() não é o que torna seu módulo o "principal". O que faz isso é a verificação if __name__ == '__main__':. A função main() é apenas uma forma de encapsular o código que você quer executar, tornando o script mais organizado e legível.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.