1
resposta

[Dúvida] Definição de junção

Uma junção poderia ser uma relação de todas as combinação de todas as tabelas? Esse conceito ainda é meio confuso, mas estou aprendendo mais e mais, obrigado Alura!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Boa noite alexandre, acredito que quando você fala de junção esta se referindo a JOIN correto?

caso seja isso segue uma explicação da forma que eu entendo esse conceito. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

De uma olhada nesses graficos e em cada tipo de join, observe que em todo os exemplos existe\ uma intersecção entre A e B, ou seja, uma coluna na tabela contem um conjunto de registros igual a outra coluna na outra tabela e a partir disso elas podem ser relacionadas

Cliente

clienteIDclienteNomeclienteEndereco
1Luke SkywalkerTatooine
2Darth VaderEstrela da Morte
3Princess LeiaAlderaan

Compra

compaIDprodutoIDclienteID
131
2572
313
4285

Note, ambas as tabelas tem uma coluna em comum (nem sempre essas colunas tem o mesmo nome ok? coloquei assim para facilitar a explicação)

suponhamos que eu queira criar uma tabela cliente_x_compra onde eu retorno todos as vendas e quem as fez e para isso eu use uma junção do tipo inner left que vai me trazer apenas as linhas que correspondem a tabela a esquerda da junção

junção do tipo inner cliente_x_compra

compaIDprodutoIDclienteIDclienteNomeclienteEndereco
131Luke SkywalkerTatooine
2572Darth VaderEstrela da Morte
313Princess LeiaAlderaan

percebe que a linha onde o clienteID era 85 não apareceu na junção? isso porque esse registro não existe na tabela cliente.

mas essa é uma caracteristica apenas de inner join, como as imagens mostram isso pode variar dependendo do tipo ao qual você escolhe

não confunda join com union

• Join:

• Join é usado para combinar linhas de duas ou mais tabelas com base em uma condição relacionada.