Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

[Dúvida] Daria para não deixar a nomeação do big number estático?

Boa tarde.

Eu conseguiria criar um filtro que por exemplo ao clicar na categoria "Data Science" na tabela, filtraria automaticamente, não somente o número (big number) do cartão, mas também a nomeação do mesmo para "Data Science" , ao invés de ficar estático como "Vendas Ebook" e etc?

É possível?

Não estou considerando o ALL nesta minha dúvida.

6 respostas

Oii, Eduardo! Tudo bem?

É possível, sim. Uma forma é usar a função função SELECTEDVALUE() em uma nova medida para criar essa dinâmica. Veja um exemplo:

O código ficaria assim:

Título da Métrica = 
SWITCH(
    TRUE(),
    SELECTEDVALUE(Produtos[Categoria]) = "Data Science", "Vendas Data Science: " & FORMAT([Vendas Ebook] / 1000000, "0.00") & " Mi",
    SELECTEDVALUE(Produtos[Categoria]) = "SQL", "Vendas SQL: " & FORMAT([Vendas Ebook] / 1000000, "0.00") & " Mi",
    SELECTEDVALUE(Produtos[Categoria]) = "Data Analytics", "Vendas Data Analytics: " & FORMAT([Vendas Ebook] / 1000000, "0.00") & " Mi",
    SELECTEDVALUE(Produtos[Categoria]) = "Data Visualization", "Vendas Data Visualization: " & FORMAT([Vendas Ebook] / 1000000, "0.00") & " Mi",
    SELECTEDVALUE(Produtos[Categoria]) = "Big Data", "Vendas Big Data: " & FORMAT([Vendas Ebook] / 1000000, "0.00") & " Mi",
    "Vendas Ebook: " & FORMAT([Vendas Ebook ALL] / 1000000, "0.00") & " Mi"
)

O código será responsável por criar um título dinâmico a todas as categorias quando forem selecionadas. O SWITCH está verificando qual categoria foi selecionada na tabela e o usado em conjunto com o TRUE aplica a condição para o valor correspondente a categoria seja retornado. Já a função SELECTDVALUE retorna o valor da categoria selecionada. Se não tiver nenhuma categoria, ele retorna o titulo de Vendas Ebooks.

E assim ficará o cartão:

Captura de tela do power bi mostrando o resultado no cartão após a execução do código acima. Ao selecionar uma categoria da tabela matriz, no cartão é mudando para o nome do produto da categoria e valor correspondente.

📚 Momento leitura

🔗 Artigo - SWITCH

🔗 Artigo - SELECTDVALUE

Espero ter ajudado com a sua dúvida, faça o teste e observa se funciona e suas adaptações conforme desejar.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Nathalia, boa noite! Tudo bem?

Ficou sensacional a dinâmica do cartão!!! Fiz o teste e funcionou certinho.

Muito grato por sua ajuda, como também pela prestatividade em disponibilizar a sintaxe (código), os artigos e o gif.

Falando em gif, como eu faria para fazer igual o que você fez acima?

Segue abaixo a imagem do teste:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Eduardo! Tudo bom?

Fico feliz que as orientações te ajudou a fazer certinho, obrigada pelo feedback! Ele nos impulsiona a melhorar cada dia mais.

Você fala sobre o segundo visual de tabela? Se sim, o instrutor ensina na aula Vendas por tipo de produto.

Espero ter sanado sua dúvida, conte sempre conosco aqui no fórum.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Olá Nathalia, tudo bem?

Mais uma vez quero agradecer pela sua prestatividade em sanar as minhas dúvidas, e com dicas preciosas!

A minha dúvida era referente quando você ou algum outro instrutor na Alura, as vezes ao tirar as dúvidas dos alunos, postam imagens dinâmicas, ou seja, com movimentações, e não imagens estáticas. Imagens em movimentos igual a que você postou acima.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Queria saber como faria para fazer igual, ou seja, não postar imagens estáticas.

Se não me falhe a memória, você já tinha explicado isso, vou procurar nos fórum, caso eu encontre, te dou um retorno.

Abraços!

solução!

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Aah, sim, entendi! Obrigada por retornar explicando, rs.

Eu uso a ferramenta ScreenToGif para gravar os passos e salvo ele em minha máquina. Depois, abro o Imgur, clico em New Post e arrasto o gif para esse site para gerar um link compartilhável.

Pronto, temos um gif de algum passo ou algo que queira fazer de forma mais dinâmica!

Agora, sim, Eduardo. :D Espero que dê certo por aí!

Abraço!

Nathalia, bom dia!

Me salvou novamente!! Gratidão e abraços!!