Oi Sergio,
Você fala de abandonar a classe DadosEpisodio e passar a utilizar diretamente a entidade Episodio?
Daria sim, mas nem sempre é uma boa opção. O recurso que é utilizado no curso é o padrão de projeto DTO (Data Transfer Object) e, existem diversas vantagens em utilizar esse padrão de projeto, desde segurança, manutenibilidade a desempenho.
No caso do curso, a entidade Episódio é uma classe bem pequena e com pouca informação. Mas imagine em um projeto grande, onde essa entidade poderia ter 20 atributos diferentes... Se você sempre utilizasse diretamente a entidade para responder o seu cliente, estaria sempre expondo os 20 atributos da classe. Imagine que o front-end da aplicação está pedindo dados de 2 atributos da entidade. Seria melhor prática retornar apenas o que o foi pedido, em vez de todos os dados da entidade. O padrão DTO é como preparar um pacote específico para atender exatamente o que o cliente precisa, tornando a transmissão mais eficiente e segura. Ele não só serve para responder como também para receber dados do cliente, funcionando como uma camada a mais de segurança contra ataques de manipulação de dados.
- Menor exposição de dados
- Menor demanda de rede
- Menor acoplamento com a camada de persistência
- Evita over-fetching e under-fetching
- Evita serialização cíclica
- Maior manutenibilidade
- Segurança (Ex: mass assignment attack)
No curso não fica tão evidente a utilidade desse padrão de projeto por causa do escopo. Daria sim para abandonar o DadosEpisodio, mas utiliza-lo é uma boa prática.
Espero que tenha entendido e sanado a sua dúvida. Se foi útil pra você marca como solução. Bons estudos!