Olá tudo bem contigo?
Bom pelo que entendi o problema foi fazer um clone do repositório git onde está presente a API backend do projeto correto?
Bom, na verdade, você teria que colocar esses comandos e todos deveriam funcionar, vou mostrar o que eles fazem e a mensagem que cada um deve gerar aproximadamente:
- Começando pelo comando inicial, o
git clone https://github.com/alura-cursos/api-alurabooks.git
, quando você inserir ele pela primeira vez o seu terminal irá gerar uma mensagem aproximadamente como essa:
- Como você pode ver eu estou usando o cmder para fazer esse processo, mas se você estiver usando o Windows PowerShell, ou o Prompt de Comando do próprio computador então a forma visual da mensagem pode ser diferente, mas o conteúdo dela deveria ser o mesmo que o meu.
- Após ter o repositório
git
clonado você insere esse segundo comando: cd api-alurabooks
, que, na verdade, nada mais é do que você estar navegando da sua pasta atual até a pasta que o repositório se localiza, pasta essa que tem o nome api-alurabooks
, ou seja, esse comando somente serve para entrar na pasta default
do projeto, algo assim:
- Como você pode ver na imagem acima após inserir esse comando algumas identificações irão aparecer ao lado do caminho do diretório que você estiver no momento, no meu caso o caminho atual é:
C:\Users\Renan\api-alurabooks\api-alurabooks
e a identificação do diretório é: (main -> origin) (json-server-api@1.0.0)
. Então esse comando não gera uma mensagem especifica, só muda o caminho do diretório.
Agora falando do terceiro comando o npm install
ele serve mais para instalar o NPM (Node Package Manager)
onde as dependências para execução de pacote no node são instaladas permitindo a sua execução.
Caso você queira ver mais sobre o assunto recomento esse site lá tem um conteúdo bem legal sobre o assunto.
Agora quando você instala esse npm
em seu computador com o npm install
deveria aparecer algo parecido ou igual à isso:
Como é possível ver no gif acima a instalação deve ter um comportamento mais ou menos daquela forma.
- Agora falando do ultimo comando, o
npm run start-auth
, bom na verdade ele somente serve para iniciar o arquivo/pasta que irá colocar os arquivos node necessários para a aplicação funcionar. Assim após você colocar todos os outros comandos mencionados anteriormente você terá que colocar esse e o comportamento do computador deveria ser algo parecido ou igual à isso:
- Então como você pode ver com isso o localhost na porta 8000 já pode ser acessada e é lá que a aplicação vai rodar.
Em suma seria isso, e como você mencionou anteriormente que o comando git não funcionou o que pode ter ocorrido é que você não tem o git instalado, ou a versão dele está desatualizada, para verificar a versão dele coloque em seu terminal de comando isso: git --version
e pesquise para ver se a sua é a mais atual. E se não aparecer nada então o problema era esse, e nesse caso eu deixo aqui o link para baixar o git, e caso você já o tenha instalado tente atualizar a versão dele com o comando git update-git-for-windows
e o que acontecerá sera mais ou menos isso:
- Deixo também um site que explica melhor isso:
Em suma era isso, caso precise de mais algo estarei aqui, e se mesmo com esse conteúdo acima seu problema não for resolvido eu peço que compartilhe mais informações para que eu possa lhe auxiliar de forma mais assertiva.
Caso precise estarei aqui!
Abraços e bons estudos.
Caso este post tenha lhe ajudado, por favor marque ele como solução! ✓