1
resposta

[Dúvida] Criar consulta com BD que não exista relatório criado

Tenho acesso aos BDs da maioria dos Sistemas da empresa, porém preciso fazer uma consulta em um banco específico que não existe"relatório" pronto no próprio sistema, ou seja, existe os campos onde contém as informações que necessito mas não existe um relatório criado no sistema onde haja essa consulta. Por favor, de que forma posso "criar" um script de consulta para gerar um relatório via SQL que me entregue as informações que preciso?

1 resposta

Oii, Adriana! Tudo bom?

Agradeço por aguardar o nosso retorno.

Primeiro, identifique as tabelas e colunas com os dados que você precisa, usando comandos como SHOW TABLES para listar tabelas e DESCRIBE table_name para ver suas colunas. Depois, escreva a consulta SQL, combinando tabelas com JOIN se necessário, especificando colunas e adicionando filtros no WHERE conforme o objetivo. Em seguida, teste a query no ambiente de desenvolvimento, ajustando filtros ou ordenação se preciso. Formate o relatório, usando funções como SUM, AVG ou COUNT e ajustando datas ou números para clareza. Por fim, se for recorrente, considere automatizar a consulta com ferramentas de agendamento ou scripts.

📚 Momento leitura

🔗 SQL: Comandos básicos

🔗 SQL: consultas com SELECT

🔗 Saiba tudo sobre SQL - A linguagem padrão para trabalhar com banco de dados relacionais!

Adriana, como é um projeto externo ao curso no qual não tenho acesso ao contexto que está inserido, consigo apenas trazer sugestões para que você teste de acordo com o que seu projeto precisa. Então espero que as dicas sejam uteis de alguma forma.

Até mais e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!