1
resposta

[Dúvida] Criação de block Volumes Terraform

Boa tarde,

A minha duvida seria, eu fiz a criação de um codigo em terraform para criação de block volume na OCI e ele atachar apos a criação na instância, eu irei utilizar esse codigo varias vezes, para nao conflitar com algum block volume que ja criei com esse código, eu preciso sempre mudar o ID inteno do terraform ? ou teria alguma outra forma ?

1 resposta

Olá, Lucas!

Você não precisa necessariamente mudar o ID interno do Terraform toda vez que reutilizar o código. Uma prática comum para evitar conflitos é utilizar variáveis ou parâmetros dinâmicos que possam ser alterados sem modificar o código principal. Por exemplo, você pode usar variáveis para definir o nome ou o identificador do volume, garantindo que cada execução tenha um valor único.

Outra abordagem é utilizar o recurso de count ou for_each do Terraform, que permite criar múltiplas instâncias de um recurso com base em uma lista ou mapa de valores. Isso pode ajudar a organizar e gerenciar melhor os recursos criados.

Aqui está um exemplo simplificado de como você poderia usar variáveis para definir o nome do block volume:

variable "volume_name" {
  description = "Nome do block volume"
  type        = string
}

resource "oci_core_volume" "example" {
  availability_domain = var.availability_domain
  compartment_id      = var.compartment_id
  display_name        = var.volume_name
  size_in_gbs         = 50
}

Ao reutilizar o código, você só precisaria mudar o valor da variável volume_name para garantir que cada volume tenha um nome único.

Bons estudos!