1
resposta

[Dúvida] Contar número de registros em uma coluna

Olá,

Na minha planilha, tenho uma coluna chamada "Resultado". Dentro dessa coluna, os resultados possíveis são "Detectável" e "Não detectável", em texto mesmo. Como posso fazer para criar um campo calculado onde o valor desse campo seja o total de "Detectável" que tem na coluna "Resultado" ?

Já tentei criar o campo calculado com a fórmula = COUNT ( Resultado = "Detectável") mas ele retorna o total de linhas existentes, não somente o total de linhas com "Detectável".

Como eu poderia extrair apenas o valor total de linhas com o valor "Detectável" ?

Obrigado.

1 resposta

Oii, Giancarlos! Tudo joia?

O que acontece é que o = COUNT ( Resultado = "Detectável"), não funciona, nessa situação, por não ser projetada para trabalhar com condições dessa maneira. A fórmula contabilizará todas as linhas, pois a expressão (Resultado = "Detectável") retorna um valor verdadeiro ou falso, que o COUNT simplesmente conta como uma linha.

Então, para contar o número de ocorrências de "Detectável" na coluna "Resultado", você pode usar a função COUNTIF. Essa função conta o número de células dentro de um intervalo que atendem ao critério especificado.

Segue um exemplo da sintaxe:

=COUNTIF(Resultado,"Detectável")

No exemplo acima, "Resultado" é o intervalo de células que você quer avaliar e "Detectável" é o critério que essas células devem atender. E você pode ler neste artigo um pouco mais sobre esta função.

Espero ter ajudado. Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum para podermos te auxiliar.

Bons estudos, Giancarlos!