Prezado Prof. Guilherme Boa tarde.
Até o momento da Aula 2 de paralelismo, entendi que o Kafka trabalha com conceitos de Producers, Consumers e no meio o Broker "orquestrando" o processo de mensageria, tendo os tópicos com objeto principal a ser transmitido com algum conteúdo X. Até aí, tudo bem pra mim. E entendi o paralelismo e as partições, ok.
Mas, o meu problema seria conceitual na Segurança e "orquestração dos serviços": durante as aulas, entendi que os serviços producers e consumers, usam as classes Kafka do Java e inicialmente fazem referencia a um tópico qualquer, no caso do exercício é o "ECOMMERCE_NEW_ORDER", e pelo fato de ambos fazerem referencia ao mesmo tópico, então estabelece-se a comunicação entre eles; É isso mesmo o entendimento? Porque eu observei q qualquer um q faça menção ao mesmo tópico pode entrar no processo, talvez obtendo dados indevidos, onde estaria a segurança nesse ponto?
Quanto a Orquestração, no desenho que você fez inicialmente, indicando várias etapas, como Fraude, Pagamento, Liberação Estoque, etc; onde está escrito ou configurado (talvez xml, arquivo), a ordem de conexão destes Serviços (producers e consumers) ? como é feito isso?
Atenciosamente, Geovane Lemos