1
resposta

Dúvida Conceitual Indicador

Primeiramente parabéns pelos cursos e obrigado por disponibilizar todo este conteúdo!

Estou montando o DW com dados do ERP da empresa e ao começar a modelagem me deparei com uma dúvida conceitual.

Para ilustrar a dúvida utilizarei a simples modelagem abaixo, com uma única tabela fato: Dimensões: 1) Tempo, 2) Cliente, 3) Produto Indicadores: 1) Faturamento, 2) Custo, 3) Lucro

Com relação às dimensões indicadas nesta modelagem há uma tabela no ERP para cada uma. Os indicadores Faturamento e Custo podem ser determinados fazendo agrupamento de Contas Contábeis, porém ao fazer isto eles passam a ser dimensões, e o indicador Lucro será um cálculo de subtração dos outros dois.

Seguindo desta forma, carrego os dados da tabela fato no DW utilizando a tabela do ERP referente ao diário da contabilidade. As tuplas desta tabela informam as FKs das dimensões e também as FKs das contas contábeis mais os campos de débito e crédito. Assim será possível visualizar os valores de Faturamento, Custo e Lucro, podendo fatiá-los pelas dimensões modeladas, porém estou entendo que não há indicadores, somente dimensões, correto?

Desta forma descrita acima haverá problemas ao acrescentar outras tabelas fatos e dimensões ao DW? Será possível gerar os OLAPs? Ou Terei de criar uma procedure para gerar os valores dos indicadores?

1 resposta

Oii Paulo, tudo bem?

Pelo que estou vendo, a forma em que está modelando está indo bem. Não tem problemas adicionar mais tabelas dimensões e fatos em seu DW se for necessário.

Será possível sim, gerar os OLAPs de boa, você pode colocar as métricas ali dentro, que no caso é o Faturamento, Custo e Lucro.

Sobre sua dúvida de colocar na fato ou na dimensão, pense o seguinte:

  • Se seu dado for quantitativo (um número como vendas por exemplo) coloque ele na fato como um indicador.
  • Se seu dado for qualitativo, no caso, ele atribui características a seus números (cliente, fábrica, categoria, etc), ele vai precisar ser configurado como uma dimensão, no caso será necessário criar uma tabela dimensão só para ele, e configura-lo como primary key.

Espero que isso tenha te ajudado. Qualquer coisa é só falar, tá bom? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software