Primeiramente parabéns pelos cursos e obrigado por disponibilizar todo este conteúdo!
Estou montando o DW com dados do ERP da empresa e ao começar a modelagem me deparei com uma dúvida conceitual.
Para ilustrar a dúvida utilizarei a simples modelagem abaixo, com uma única tabela fato: Dimensões: 1) Tempo, 2) Cliente, 3) Produto Indicadores: 1) Faturamento, 2) Custo, 3) Lucro
Com relação às dimensões indicadas nesta modelagem há uma tabela no ERP para cada uma. Os indicadores Faturamento e Custo podem ser determinados fazendo agrupamento de Contas Contábeis, porém ao fazer isto eles passam a ser dimensões, e o indicador Lucro será um cálculo de subtração dos outros dois.
Seguindo desta forma, carrego os dados da tabela fato no DW utilizando a tabela do ERP referente ao diário da contabilidade. As tuplas desta tabela informam as FKs das dimensões e também as FKs das contas contábeis mais os campos de débito e crédito. Assim será possível visualizar os valores de Faturamento, Custo e Lucro, podendo fatiá-los pelas dimensões modeladas, porém estou entendo que não há indicadores, somente dimensões, correto?
Desta forma descrita acima haverá problemas ao acrescentar outras tabelas fatos e dimensões ao DW? Será possível gerar os OLAPs? Ou Terei de criar uma procedure para gerar os valores dos indicadores?