Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Conceito de Sequência

Mestre Danilo, a boa prática determina que criemos uma nova sequência antes de começarmos a decupar o vídeo. Agora o que me causou estranheza foi que nesta atividade (lidando com inserções) foi que a sequência que você criou, apareceu no Project Panel. Afinal, o produto final após todas as decupagens, cortes e edições na timeline e posteriormente a exportação, vai vir dessa sequência correto? Eu posso criar mais de uma sequência dentro do mesmo projeto? Caso sim, é uma grande vantagem para quem trabalha com um fluxo de trabalho mais intenso hein!? É só uma dúvida conceitual. Sua aula é ótima professor. Abss :)

2 respostas
solução!

Bom dia Raphael. Como você está?

Cara, fico feliz que você tenha gosta da aula do professor Danilo, ele também foi meu professor no começo da minha carreira e o cara é excepcional!

Você pode ter mais de uma sequencia dentro de um projeto e isso é muito comum. Suponha, por exemplo, que você precisa entregar o mesmo vídeo em FHD 1080p horizontal, quadrado e vertical. Para quem trabalha com redes sociais isso é muito comum. O fluxo de trabalho seria criar a sequencia do vídeo horizontal, aprova-la com clientes ou pessoas chaves no processo de produção e a partir de um vídeo aprovado, duplicar essa sequencia para formatos quadrado e vertical alterando o que fosse necessário. Ou seja, o mesmo projeto teria três sequencias para o mesmo vídeo.

Outro exemplo: Você está editando uma série educacional. As aulas tem assets em comum como vinhetas, lower thirds, colorização e etc. Neste caso, é melhor deixar todos os episódios no mesmo projeto. Assim os itens em comum ficam mais fáceis de se utilizar em toda aula além de vc ter fácil acesso para comparar resultados entre uma aula e outra.

E para finalizar, existem também as sequencias aninhadas, isto é, uma sequencia dentro de outra sequencia. Se cada sequencia é um vídeo, uma sequencia pode se comportar como um clipe dentre outra sequencia (boom, cuidado para a cabeça não explodir, hahahha). Sequencias aninadas servem para fazer composições com efeitos complexos e também para agilizar o fluxo de trabalho. Eu posso montar uma vinheta de abertura numa sequencia que vou utilizar várias vezes no meu projeto, por exemplo, e a partir daí colocar essa "sub sequencia" dentro de qualquer outra sequencia.

Abração!

Professor Bruno Cruz! Muito prazer... Uaaaalll! rsrsrs Rapaz entendi perfeitamente o processo. E muitas empresas de Marketing deve fazer isso né. O cliente quer formato de Instagram, formato TikTok, formato streaming TV. Maravilhoso seu exemplo de uma Série Educacional. Vou fazer uns experimentos de usar uma sequências aninhadas rsrs.. Já estou te seguindo! (in) e em breve vou me inscrever no seu curso 'Premiere Pro: edição com foco em timing e ritmo'. Obrigado! ;-)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software