1
resposta

[Dúvida] Conceito de abstração

Olá pessoal, estou com dúvidas sobre o conceito de abstração. Estou entendendo que seria criar algo que simplificasse etapas complexas de um processo na visão do usuário. Por exemplo, no caso do exercísio dos processos de suporte seria o workflow do processo, pelo que entendi, mas ainda fiquei com dúvida. Alguém pode dar mais alguns exemplos práticos ? Obrigada

1 resposta

Oii, Ana.

Fico feliz que você tenha trazido essa dúvida. A abstração é um dos pilares mais importantes do pensamento computacional e é muito comum confundir um pouco no começo, mas o seu raciocínio sobre o workflow está corretíssimo.

Pra fixar bem, pense na abstração como um "filtro de importância". O objetivo é focar apenas nas informações essenciais para resolver um problema específico, ignorando todos os detalhes que não importam naquele momento. É esconder a complexidade para que a gente consiga focar na solução.

Um exemplo clássico e muito prático é dirigir um carro. Para você dirigir, a "abstração" que o carro te oferece são o volante, os pedais e o câmbio. Você só precisa saber que, se pisar no freio, o carro para. Você não precisa saber exatamente como o fluido de freio pressiona as pastilhas contra o disco ou a física por trás do atrito. Toda essa mecânica complexa foi abstraída (escondida) para que você foque apenas no essencial: dirigir.

Trazendo para o desafio do Suporte ao Cliente que você mencionou, a abstração acontece quando transformamos aquele e-mail longo e confuso do cliente em uma simples etiqueta. Se o cliente escreve três parágrafos reclamando e no meio diz "não consigo logar", nós abstraímos todo o resto e classificamos aquilo apenas como "Erro de Acesso". Criar categorias gerais como "Financeiro", "Técnico" ou "Dúvidas Gerais" é um ato de abstração, pois estamos criando um modelo geral que serve para classificar milhares de mensagens diferentes.

No seu exemplo do RH, o workflow é sim uma abstração perfeita. Quando você desenha uma caixinha escrita "Realizar Entrevista", você está abstraindo os detalhes de como isso acontece (se é via Zoom, presencial, qual a roupa do candidato), focando apenas na etapa do processo.

Espero que esses exemplos tenham ajudado a clarear o conceito!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!