3
respostas

[Dúvida] Como usar de fato uma WEB API

Após criar a WEB API consigo fazer meu App se comunicar com meu computador. Mas como faço pra dispor essa persistência de dados online para os usuários do meu App. Estou prestes a enviar um projeto pra loja de aplicativos. Nesse projeto tenho apenas a persistência com Room. Gostaria que meu App também oferecesse uma solução com webApi. Caso exista algum treinamento na Alura sobre gostaria da indicação

3 respostas

Fala Fernando, de boa ?

Cara, na plataforma tem alguns cursos que utilizam o retrofit para acessar uma api, mas não lembro se faz a conexão entre api e room, acredito que não.

https://cursos.alura.com.br/course/android-api-web

Obrigado Matheus pela resposta.

O curso sugerido é muito semelhante ao que fiz em linguagem Kotlin. Chega no mesmo ponto. Você aprende a fazer a comunicação do aplicativo com a WEB API local. Contudo, o App uma vez enviado para a loja do google não vai ter acesso a essa API. Gostaria de oferecer pro usuários uma persistência de dados on line.

Essa persistência on line teria 2 objetivos: Fornecer uma base de dados comum para todos os usuários e também salvar dados do usuário para casos de desinstalações ou limpeza acidental do bando de dados.

O primeiro objetivo consegui fazendo o app se comunicar com uma planilha do google sheet. Isso resolve a metade do problema. Vou tentar encontrar um meio de salvar os dados no próprio aplicativo através de exportação de dados. Não sei se vou conseguir. Web API pareceu ser a solução ideal. Mas essa parte de por ela on-line para todos que ainda não sei fazer.

Parece que envolve contratar algum serviço de nuvem ... se for o caso... vai ficar sem kkkk muito caro

Fernando, no caso, tu teria que colocar o serviço em cloud, existem opções "gratuitas" como o heroku...

Mas de toda forma, tu vai acabar precisando manter essa estrutura de pé, fazendo o backend dela evoluir conforme seu app também evolui e assim subir versões do app na loja e atualizar a versão de sua api no servidor..

Caso tu queira, tu pode ver algo na aws ou azure pra testar, imagino que tenham um período de testes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software